Sociedade

O VATe “faz-se à estrada” com “Uma Torneira na Testa”

A 19ª Produção do VATE – Serviço Educativo da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, está de saída para percorrer quase todos os municípios do Algarve.

PUB
 
Após estreia com grande sucesso com muitos dias de lotação esgotada durante o mês de dezembro no Jardim Manuel Bívar em Faro, o VATe faz se à estrada!
 
Já passou pelas escolas de Lagos e Faro e, de 20 a 28 de Fevereiro vai estar em Loulé.
 
Tem espectáculos confirmados em quase todos os municípios do Algarve para a sua digressão em 2019.
 
No mês de Março vai estar de 12 a 15 em Lagoa e de 18 a 22 em Castro Marim.
 
O espectáculo tem a duração de 30 minutos, aproximadamente, e decorre dentro do Autocarro do VATe. “Uma torneira na testa” é um divertido diálogo entre duas personagens, apelando à importância da educação ambiental e do uso consciente da água.
 
Refira-se que o VATe é um projecto assenta na transformação de um autocarro de dois pisos em sala de espectáculos, com palco, plateia, bastidores e camarins. O objetivo é trabalhar com comunidades do interior algarvio, de baixa densidade populacional, geograficamente afastadas dos centros culturais e, consequentemente, das atividades artísticas e culturais. Consiste não só em levar o Teatro a zonas de difícil acesso, mas também mostrar que a arte dramática pode ser uma importante ferramenta no que diz respeito à pedagogia social.
 
Os públicos-alvo são especialmente as crianças e idosos. As técnicas artísticas privilegiadas neste projecto são os bonecos e as formas animadas (marionetas, fantoches, sombras, etc.), alguma representação e narração oral.
 
São, de igual modo, desenvolvidos ateliers com os espetadores, com o objetivo de estimular a apetência e a expressão artísticas, a comunicação, a pesquisa e a busca interior.