Sociedade

Obra «Benagil 1940» de Alfredo Santos apresentada na Biblioteca Municipal de Lagoa

Alfredo Santos
Alfredo Santos  
A Biblioteca Municipal de Lagoa recebe, no próximo sábado, dia 22 de fevereiro, pelas 16h00, a apresentação do livro «Benagil 1940», de Alfredo Santos, numa edição da Arandis Editora.

 
Conforme explica a editora, a obra, apesar de romanceada, tem por base a infância e juventude do autor, passada na localidade de Benagil entre as décadas de 1940 e 1960, sendo um "importantíssimo" documento etnográfico, social e histórico, revelando as dificuldades de uma família numerosa em meados do Século XX, numa localidade rural, apesar de muito próxima do mar, desprovida de quaisquer infraestruturas atualmente vistas como básicas.
 
A mesma fonte avança que o autor revela quem eram os moradores de Benagil nessa época, as relações familiares, sociais e económicas entre eles, a forma como se deslocavam, os caminhos que percorriam, como eram feitas as deslocações a Lagoa, ou quais as expressões populares usadas, chegando a colocar um pequeno dicionário de expressões regionais no final da obra.
 
Alfredo Santos, viveu em Angola e no Zaire, tendo publicado a sua primeira obra, clandestinamente, em Angola, pelo que foi apreendida em 1961. Em 1985 publicou uma obra escrita em língua francesa, no Zaire, onde era tradutor. A sua primeira obra publicada em Portugal foi «O Pastor de Xangongo», em 2016.