Os autarcas de Vila real de Santo António e Castro Marim avisaram há quase um ano que, um cabo de aço está partido e alertaram para a possibilidade do mesmo colocar em causa a segurança da ponte.
Francisco Amaral e Luís Gomes exigiram a rápida substituição do cabo de aço na ponte e respetiva manutenção da mesma dado o tráfego diário que faz a ligação do Algarve ao sul de Espanha.
A empresa Infraestruturas de Portugal garante que a segurança do tabuleiro não está em causa e promete obras para depois do verão, uma vez que as mesmas vão demorar mais de um ano e perturbar o movimento na época balnear.
A empresa dá conta de que, uma das intervenções previstas é a substituição de cerca de 150 cordões que compõem os tirantes da ponte, o que é "expectável", numa obra com 25 anos.
Está também prevista para setembro a reabilitação do sistema de tirantes, bem como os elementos de betão armado, dos aparelhos de apoio, juntas e elementos de segurança e da iluminação e sinalização da área fluvial.
A empresa conta também remodelar a sinalização e implantar um sistema de sinalização variável, assim como a iluminação decorativa da ponte e a sua monitorização.