A empreitada para a implantação de novas infraestruturas de água e saneamento na Ponte Rodoviária de Silves, permitindo a desativação dos troços de conduta, instalados na Ponte Velha, - «foco de recorrentes roturas, causando fortes constrangimentos ao abastecimento de água à população da cidade, assim como um elevado volume de perdas de água» - já arrancou, confirmou hoje a autarquia.
Segundo o Município a execução destas obras permitirá o lançamento «no imediato do concurso público» para a "Conservação e Restauro da Ponte Velha". O investimento ascende a 440 000,00 euros, prevendo-se um prazo de execução de 6 meses.
A empreitada integra uma candidatura da autarquia ao Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), relativa à operação "Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água no Município de Silves", no montante global de 1 412 315,86 euros, que beneficia da contribuição do Fundo de Coesão no montante de 559 487,46 euros.
O município pede assim a melhor compreensão pelos «inevitáveis» transtornos causados em termos de mobilidade rodoviária e pedonal, prometendo mitigá-los, na medida do possível.
Refira-se que a obra «enquadra-se na linha de orientação estratégica de modernização e consolidação das redes de abastecimento de água e saneamento, de combate às perdas de água e melhoria dos níveis de prestação do serviço público, em todo o concelho», assenta a edilidade.