Sociedade

Obras no Museu Municipal de Lagos arrancam em Fevereiro

Esta intervenção visa reabilitar e remodelar o edifício.

PUB
 
As obras do Museu Municipal de Lagos, que encerrou as suas portas em setembro para a preparação de obras de reabilitação e ampliação, vão arrancar em Fevereiro, prevendo-se a conclusão da intervenção no final do ano.
 
A Igreja de Santo António, que lhe é contígua, irá permanecer aberta ao público, confirmou a Autarquia. 
 
Esta intervenção tem por objeto reabilitar e remodelar o Edifício do Museu Municipal Dr. José Formosinho, completando um processo que começou com a reabilitação da Igreja de Santo António. 
 
A remodelação projetada é profunda e tem implicações em quase todas as componentes do seu espaço, sejam elas pavimentos, paredes, tetos, ou vãos, instalações especiais, ou equipamentos e mobiliário expositivo. 
 
Será igualmente intervencionada a cobertura do edifício, corrigindo anomalias existentes. Com a intervenção em causa, o edifício ficará igualmente dotado de condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada, acrescenta nota de imprensa da edilidade.
 
A empreitada foi adjudicada pelo montante de 691.525,06€ + IVA e encontra-se em fase de formação de contrato, prevendo-se o seu início no próximo mês de fevereiro.
 
Prevê-se também que a conclusão das obras de reabilitação e ampliação, que irão contribuir para a valorização do Museu Municipal Dr. José Formosinho e para a atratividade deste equipamento e da própria Igreja de Santo António (que neste período permanece visitável), tenha lugar no final deste ano. 
 
Após a mesma, o espólio ainda terá de ser transferido para as instalações "renovadas" segundo um programa museográfico a estabelecer, e que marca o final desta 1ª fase. 
 
Posteriormente será dado andamento a uma 2ª fase que diz respeito à ampliação do Museu para as antigas instalações da PSP, local que irá albergar o Núcleo de Arqueologia do Museu.