Ambiente

Obras no RIAS vão melhorar “em muito, a qualidade das condições de trabalho e de segurança da equipa”

DR
DR  
DR
DR  
DR
DR  
DR
DR  
DR
DR  
O Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens (RIAS), situado no Parque Natural da Ria Formosa, em Olhão, recebeu em agosto, apoio financeiro do Fundo Ambiental, que lhe permitiu iniciar as obras de melhoria das instalações, num investimento de 43 mil euros.

O Algarve Primeiro falou com Fábia Azevedo, coordenadora do RIAS, que adiantou que, as obras estão a correr bem, a “90%”, tendo de estar concluídas no final de novembro. 
 
Sobre o investimento, salientou que serviu “para colmatar necessidades básicas que já se verificavam desde que chegámos, em 2009”, mas ainda ficam a faltar “muitas coisas”. As melhorias foram maioritariamente no interior,  “mais na zona do hospital, da clínica, de receção de visitantes”, mas também houve intervenção no exterior, mas em menor quantidade.
 
Segundo a responsável, as obras vão permitir melhorar “em muito, a qualidade das condições de trabalho e de segurança da equipa”. Descreve que foi conseguido, entre muitos exemplos, “melhorar o pavimento da zona do hospital, a canalização, ter novas zonas de lavagem, por isso, em questões de biossegurança, também a qualidade vai aumentar substancialmente”.
 
Frisou que no futuro “há que melhorar as estruturas de recuperação exteriores. O centro, quando nós chegámos em 2009, já tinha mais de 30 anos de funcionamento. Na chegada, tivemos de recuperar coisas básicas, substituir todas as redes dos tetos das instalações e jaulas exteriores. Passaram 12 anos, é necessário renovar tudo novamente”. 
 
Em conclusão, deixa o apelo a quem quiser colaborar, que o pode fazer, tanto a nível particular como de empresa, havendo sempre “necessidades básicas diárias, como a  alimentação, materiais de limpeza, etc.”.