Este ano, o astrónomo Oleh Malyi, membro do European Southern Observatory, volta a estar presente e, com recurso a um telescópio de alta precisão, vai guiar os participantes pelos astros, explorando planetas, estrelas e outros mistérios celestes, segundo destaca nota da Câmara de Albufeira.
Da programação faz ainda parte um momento musical na Ermida do Castelo, pelo Duo Symbiosis. Fundado em 2014, o grupo composto por Lilia Donkova e Gonçalo Pescada combina dois instrumentos muito diferentes: o violino e o acordeão.
Refira-se que Lilia Donkova é uma das artistas mais conceituadas do país. Integra a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e, desde muito jovem, tem sido distinguida com prémios e bolsas de estudo que reconhecem o seu talento. Já Gonçalo Pescada, doutorado em Música e Musicologia, é um dos mais destacados acordeonistas portugueses, com um percurso académico e profissional notável.
Atualmente, dirige o Departamento de Música da Universidade de Évora e é investigador integrado no CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical.