A associação empresarial algarvia divulgou hoje os dados mensais provisórios da ocupação por quarto compilados pelo seu gabinete de estudos e informou que, no mês transato, “a taxa de ocupação quarto foi de 68,8%, acima do valor verificado em 2024”, ao registar uma subida de 6,8 pontos percentuais (p.p.).
Já face a 2019, ano em que a data da Páscoa foi 21 de abril, a ocupação quarto registou uma subida de 3,6 pontos percentuais, quantificou ainda a AHETA.
Os mercados britânico, alemão e nacional foram os que tiveram os crescimentos homólogos mais acentuados, com subidas respetivas de 3,3, 1,5 e 1,1 pontos percentuais, indicou.
As principais descidas verificadas em abril, comparativamente com o mesmo mês de 2024, afetaram os mercados irlandês (menos 0,9 pontos percentuais) e sueco (menos 0,6 p.p.), contrapôs.
A associação algarvia avançou também dados relativos à estadia média nas unidades de alojamento da região, em abril, situando-a nas 4,1 noites, “0,1 pontos percentuais abaixo do verificado no mês homólogo do ano anterior”, comparou.
Os mercados norueguês, com 7,7 noites, alemão, com 5,7, e polaco, com 5,5 noites, foram os que tiveram estadias médias mais prolongadas no mês passado no Algarve, referiu ainda a AHETA.
Lusa