Política

Odeleite:CDS quer colocação de semáforos de redução de velocidade e uma passadeira no IC27

 
Os deputados do CDS-PP Hélder Amaral e Teresa Caeiro sugerem ao Governo a colocação, no imediato, de semáforos de redução de velocidade e de uma passadeira no IC27, em Odeleite, e a curto prazo a construção de uma rotunda ou uma passagem superior ou inferior para peões.

 
As sugestões são feitas numa pergunta enviada ao Ministro do Planeamento e das Infraestruturas e os deputados do CDS-PP querem saber quando é que ambas as medidas serão implementadas.
 
Os deputados adiantam em comunicado que a população de Odeleite e todos aqueles que a visitam e pretendem aceder de forma pedonal a determinadas zonas da barragem, só conseguem fazê-lo atravessando o IC27, uma vez que a zona urbana se desenvolve a norte da rodovia e a barragem de Odeleite se situa no lado oposto, onde também se encontra um estabelecimento de restauração e para onde está prevista a Praia Fluvial/Centro de Atividades Náuticas de Odeleite.
 
"A existência na via de um separador central e de uma rede de proteção (entretanto cortada pela população) não têm tido o efeito desejado", avançam os mesmos deputados, facto que "tanto os habitantes locais como os turistas que visitam a aldeia de Odeleite atravessam sistematicamente o IC27, colocando em perigo a sua vida e a de terceiros. A justificação é a de que não há alternativa ao atravessamento".
 
Por ser quase diários os relatos tanto de situações de perigo como em alguns casos, de acidentes mortais veiculados pela comunicação social, 
Hélder Amaral e Teresa Caeiro, consideram que é "urgente encontrar uma solução que permita aos peões atravessar em segurança o IC27 em Odeleite – uma rotunda ou uma passagem superior ou inferior para peões, ou até, no imediato, a colocação de semáforos de redução de velocidade e uma passadeira –, por forma a evitar mais vítimas e a permitir que todos, habitantes e turistas, possam, em segurança, usufruir das margens da barragem e, no futuro, da Praia Fluvial/Centro de Atividades Náuticas".