Sociedade

Oficializada "Marca Património Europeu e Lugar de Globalização" no Promontório de Sagres

No passado dia 28 de outubro, a Direção Regional de Cultura do Algarve promoveu na Fortaleza de Sagres, a cerimónia Sagres, Marca do Património Europeu e Lugar de Globalização.

PUB
 
O Promontório de Sagres foi distinguido pela União Europeia com a Marca do Património Europeu, como um dos lugares que tiveram um papel relevante na construção da Europa, associado à figura do Infante D. Henrique e aos Descobrimentos Portugueses.
 
No decorrer da cerimónia foi lançado o livro “Henrique, o Precursor da Globalização”, apresentado pelo seu autor, o historiador João Paulo Oliveira e Costa. A obra, editada pela Direção Regional de Cultura do Algarve e disponível em quatro línguas (português, espanhol, inglês e alemão) propõe a descoberta de facetas menos conhecidas da personalidade do Infante.
 
Foi também ocasião para a apresentação do novo sítio da internet http://promontoriodesagres.pt, a cargo de Ana Neves, da empresa Imagetic que desenvolveu a componente tecnológica do projeto, uma plataforma digital integrada composta pelo website (já disponível nas versões em inglês e espanhol) e uma aplicação mobile e respetiva ativação com conteúdos georeferenciados, com notificações automáticas informativas sobre diversos pontos de interesse na visita à Fortaleza de Sagres. 
 
A aplicação poderá ser descarregada muito em breve, de forma gratuita, nas lojas Google e Apple.
 
Decorreu ainda a estreia mundial do filme informativo e promocional “À descoberta do Promontório de Sagres”, da produtora B’lizzard com consultoria de Pedro Gaspar & Cia. Pretendendo cativar o público mais jovem para o património e para o extremo Barlavento algarvio, este filme pode ser visto também no site do Promontório, dispondo de versões legendadas em inglês e espanhol.
 
A cerimónia terminou com o descerramento da placa Marca do Património Europeu.
 
Os materiais agora disponibilizadas ao público (livro, site e filme) foram financiados por fundos comunitários, através do PO Algarve21, e pelo Turismo de Portugal.
 
Algarve Primeiro