Sociedade

Oito atividades para assinalar Dia Internacional da Mulher em São Brás de Alportel

Com o intuito de assinalar a luta pela igualdade e o que ainda é preciso fazer nesse sentido, a autarquia de São Brás de Alportel promove oito atividades que visam mobilizar toda a comunidade em torno desta reflexão e, ao mesmo tempo, assinalar o Dia Internacional da Mulher que se celebra esta sexta-feira.

PUB
 
 
Em nota de imprensa, a autarquia sublinha que, “este programa dirigido a toda a comunidade, mas dedicado muito especialmente a todas as Mulheres”, tem início esta sexta-feira, 8 de março, com sessões sob o tema “Vamos falar de igualdade” dinamizadas pela Conselheira Municipal para a Igualdade, junto de várias turmas do 1.º ciclo do concelho.
 
Durante a tarde, a Quinta do Peral, acolhe o Encontro Convívio Comemorativo, que terá início pelas 14h00 e, conta com um programa diversificado de atividades que contempla uma caminhada, sessão de contos e dança das fitas. Uma iniciativa dirigida aos participantes dos Projetos de Intervenção Comunitária do concelho.
 
Ainda no mesmo dia, o Clube de Ténis & Padel de São Brás de Alportel promove, a partir das 16h00, o Ténis Open Dia Aberto no Feminino. Um convite para praticar ténis ou para experimentar, com entrada gratuita.
 
A partir das 20h00, no Futebol Clube Cabeça do Velho é tempo para um Jantar Comemorativo do Dia Internacional da Mulher.
 
A Biblioteca Municipal inaugurou esta segunda-feira, 4 de março, a exposição Literária “Musas & Poetas” Um convite para olhar a figura feminina sob o prisma e a arte de grandes poetas algarvios e que vai estar patente até 30 de março.
 
No sábado de manhã, o Mercado Municipal convida para um Workshop “Vamos fazer como Elas e Eles”, um Balcão de Atividades sobre partilha de tarefas domésticas e conciliação familiar um desafio a trocar de papéis tradicionalmente associados a cada um dos géneros que pretende fazer refletir sobre os caminhos da igualdade.
 
Durante a manhã, o Mercado Municipal apresenta também artes no feminino, uma mostra de artesanato que conta com a participação de Mariana Prates. Mais uma atividade sob coordenação da Conselheira Municipal para a Igualdade.
 
Ainda neste sábado, pelas 16h00, a Biblioteca Municipal promove o Encontro “8 de Março, 8 Mulheres”.
 
Este encontro conta com a participação da historiadora e investigadora Glória Marreiros que vai dar a conhecer oito mulheres que marcaram a História do Algarve.
 
O programa encerra a 22 de março, com uma sessão especial do ciclo de tertúlias “Aqui entre nós” – Violência Doméstica, do lado de dentro da História, que vai contar com um testemunho real e abordar aspetos menos conhecidos sobre a violência contra a mulher; a relação da vítima com o sistema jurídico-social. Um encontro marcado para o Cineteatro São Brás, a partir das 21h30.