Sociedade

Oito farmácias algarvias participam em jornada de recolha de medicamentos

O Banco Farmacêutico realiza no próximo sábado, 8, entre as 9:00 horas e as 19:00, a VI Jornada de Recolha de Medicamentos, que edição contará com a adesão de 122 farmácias distribuídas pelas zonas centro e sul do país, entre as quais oito algarvias.

PUB
 
Os medicamentos recolhidos beneficiarão os utentes de 72 instituições particulares de solidariedade social (IPSS) da região das farmácias aderentes. 
 
Com uma dinâmica semelhante à do Banco Alimentar, o objetivo do Banco Farmacêutico é sensibilizar os portugueses para a doação de medicamentos e produtos de saúde não sujeitos a receita médica, que serão recolhidos nas farmácias por 450 voluntários e depois distribuídos pelas IPSS abrangidas pelo projeto. 
 
No Algarve, participam as farmácias Mendes Segundo, Pacheco e da Ria (Olhão); Pombalina (Vila Real de Santo António); A.S.M. João de Deus (Silves); e Rosa Nunes, Três Bicos e Pedra Mourinha (Portimão). 
 
Em cinco anos de jornadas, tem-se registado um crescimento contínuo de número de farmácias, voluntários, instituições apoiadas e também em número de medicamentos recolhidos. 
 
Desde 2009, ano em que a iniciativa decorreu pela primeira vez em Portugal, tanto o número de instituições apoiadas como as farmácias associadas a esta causa quase duplicou, registando-se um crescimento que ronda os 190% em ambos os casos. 
 
Ao longo destes cinco anos, foram angariados cerca de 38000 medicamentos. Em 2013 foram recolhidos mais de 9 mil fármacos, um número que a organização espera superar em 2014. 
 
Alunos do Piaget de Silves participam na iniciativa 
 
A Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Algarve (Silves) vai colaborar na VI Jornada de Recolha de Medicamentos, através da participação dos estudantes do Ciclo de Estudos de Farmácia. 
 
Os alunos terão oportunidade de desenvolverem e adequarem o tipo de abordagem a ser feito a cada utente que se dirija à farmácia, desde a postura, a linguagem até à disponibilidade para ouvir e esclarecer as dúvidas que lhes sejam colocadas assim como agilizarem os seus conhecimentos relativos à terapêutica farmacológica e aos produtos de saúde.