Desporto

Olhanense desce aos distritais. Presidente do clube mostra-se "profundamente triste"

 
É a primeira vez em 111 anos de história, que o Olhanense desce às divisões distritais da Associação de Futebol do Algarve.

O clube que perdeu este domingo, em casa do Oriental Dragon, por uma bola a zero, deparou-se com a descida ao futebol distrital, quando faltam quatro jornadas para jogar. O Olhanense tentava a manutenção na Série D do Campeonato de Portugal.
 
Ao Record, Isidoro Sousa, presidente do clube, mostra-se "profundamente triste", a ponto de dizer que se trata de "um dia de luto e de uma das páginas mais negras da história do futebol na cidade de Olhão".
 
Ao mesmo jornal desportivo, o dirigente, que conduziu o Olhanense à 1.ª Liga em 2008/09, lamenta o desempenho da SAD: "A partir da época 2013/14 o clube deixou de ter qualquer palavra a dizer no futebol profissional, com a constituição da SAD, e desde então foi sempre a descer, até esta humilhação, com a queda nos distritais, sequência última de sucessivos desastres desportivos e financeiros". Explica que a SAD tem um passivo na ordem dos dois milhões de euros e que não tem "as contas em dia" com a Segurança Social e o Fisco, facto que impede o clube de poder receber verbas de entidades públicas, como, por exemplo, "as que provinham da Câmara de Olhão, no âmbito do contrato-programa para as atividades amadoras", adiantando que "só com muita imaginação e o esforço diário de muita gente conseguimos manter em atividade algumas centenas de jovens desportistas".
 
O dirigente apela aos sócios que caso a SAD decida cessar a atividade, "tudo faremos para que o futebol sénior não morra em Olhão e, se os sócios quiserem, desenvolveremos esforços para criar uma equipa". A última vez que o clube algarvio participou em competições distritais, foi na época de 1946/47 porque era obrigatório para participar na 1.ª Divisão nacional, lembra Isidoro Sousa. 
 
Refira-se que o Olhanense já conquistou o Campeonato de Portugal de 1924, títulos da 2.ª e 3.ª Divisões nacionais e da 2.ª Liga.