Tem hoje início, e prolonga-se até dia 24 de outubro, a Semana Nacional pelo Combate às Desigualdades, assinalada pelo Município de Olhão com várias iniciativas.
Um desses pontos altos que a autarquia realça em nota enviada à imprensa, acontece na tarde de 24 de outubro, quando a Biblioteca Municipal José Mariano Gago acolher a conferência “Violência Doméstica: Reflexões e Intervenção Técnica”.
A conferência, a ter lugar a partir das 14h30, é organizada pelo Município de Olhão e pela Unidade de Cuidados na Comunidade Olhar +, da ARS Algarve - Equipa de Prevenção da Violência no Adulto. Com entrada livre, nesta iniciativa, que assinala o Dia Municipal para a Igualdade, pretende-se refletir sobre a problemática da violência doméstica, na perspetiva da intervenção técnica, assim como sensibilizar para este drama que atinge muitas pessoas independentemente do sexo, idade ou condição social.
A conferência, que terá como orador José Falcão Amaro e será moderada pela psicóloga Daniela Machado, é de entrada livre mas requer inscrição, até 22 de outubro, para
[email protected].
Durante esta semana, também decorrem ações de sensibilização para as questões da igualdade, com distribuição de folhetos em locais públicos do concelho, com o objetivo de alertar para a problemática da violência doméstica, no namoro ou decorrente da homofobia e do tráfico de seres humanos.
Amanhã, 18 de outubro, realiza-se, na Casa da Juventude do Município de Olhão, a iniciativa “Igual Mente”, cujos destinatários são os utentes de centros comunitários e públicos vulneráveis. Esta atividade, que consistirá na realização de exercícios de mindfulness yoga, com o objetivo de proporcionar bem-estar físico e mental, permitirá também alertar para a temática da igualdade.