Sociedade

Olhão celebrou Dia da Família com apresentação do livro: “A Mamã Está Triste”

O Dia da Família que se assinalou a 15 de Maio, foi assinalado em Olhão, com a apresentação do livro: “A Ma,ã Está Triste”, uma obra que aborda a depressão e como explicar o problema às crianças.

PUB
 
O “Dia da Família”, teve lugar no Polo de Atendimento do Concelho de Olhão (PACO) com a apresentação do livro “A Mamã Está Triste: Como Explicar a Depressão Parental a uma Criança”, da autoria de Carla Vicente e Margarida Caria, com o apoio da Câmara Municipal de Olhão e Junta de Freguesia de Olhão.
 
Segundo nota de imprensa da Associação de Intervenção na Saúde Mental do Algarve, a depressão é uma doença com elevada prevalência no nosso País, estimando-se que, cerca de 400 mil portugueses, entre os 18 e os 65 anos de idade, sofrem de depressão, sendo que, muitos deles são pais.
 
O número de crianças e jovens cujo pai e/ou mãe sofre de uma doença mental severa, como pode ser, por exemplo, o caso da depressão, esquizofrenia ou doença bipolar, é desconhecido.
 
Embora a experiência de cada criança seja única, viver com um pai e/ou mãe com uma doença mental pode ser embaraçoso, confuso, assustador e promover isolamento social”, refere comunicado da autarquia, dando conta de que, “estas crianças têm recebido pouca atenção por parte da comunidade em geral e mesmo de alguns especialistas, apresentando estas, um maior risco de desenvolvimento de problemas comportamentais, educativos ou sociais, alerta a mesma Associação.
 
Para a Associação de Intervenção na Saúde Mental do Algarve, perante esta realidade, torna-se "fundamental" a criação e manutenção de projetos que atuem na prevenção dos efeitos desta condição, dirigidos especificamente a crianças, jovens e famílias que se debatem diariamente com a doença mental no seu seio.