Sociedade

Olhão e Lagos preparam "A Terra Treme" num exercício que se quer aberto a todos os cidadãos

 
Os mercados municipais de Olhão, Fuseta e Moncarapacho vão ser alvos prioritários por parte da Proteção Civil Municipal nesta sétima edição de "A Terra Treme", com a qual se pretende, sensibilizar os cidadãos para a melhor forma de agir em caso de sismo.

 
Além da participação da comunidade escolar a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pretende envolver o máximo de pessoas de todos os setores neste exercício nacional, que sensibiliza para os comportamentos a adotar «antes, durante e depois de um evento sísmico», nomeadamente conhecendo as medidas preventivas.
 
Desta forma, o Município de Olhão, através dos seus vários espaços, promove amanhã, 15 de novembro, às 11h15, o exercício dos 3 gestos que salvam em caso de sismo: baixar, proteger e aguardar.
 
Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;
 
Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente;
 
Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.
 
Lagos participa também no mesmo exercício. Para a autarquia esta «é uma matéria importante, ou não fosse o Algarve um território particularmente sensível a este risco».
 
Em comunicado o Município lembra que ainda este ano evocou, em parceria com outras instituições, os 50 Anos do Sismo de 28 de fevereiro de 1969 e aproveitou essa efeméride para divulgar os resultados dos estudos académicos e científicos produzidos nesta área do conhecimento, com o objetivo de ajudar a criar uma cultura de risco na população, «de modo a que a comunidade local se torne cada vez mais resiliente e capacitada para lidar com estes fenómenos naturais».