Sociedade

Olhão na lista dos concelhos que mais esterilizam animais

 
Em comunicado, o município de Olhão faz saber que, foi publicado recentemente o relatório da DGAV – Direção Geral de Alimentação e Veterinária que reflete os números do trabalho desenvolvido pelas autarquias em 2020 no que diz respeito ao bem-estar animal.

Segundo o mesmo documento, «o canil e gatil municipal estão de parabéns, uma vez que o concelho surge na 2.ª posição na região algarvia no que diz respeito às esterilizações, com 496 animais esterilizados no ano transato». A nível nacional, o Município de Olhão ocupa a 13.ª posição.
 
A autarquia destaca que este valor, reveste-se de particular importância, uma vez que o número de esterilizações realizadas se reflete diretamente na diminuição do número de abandonos e de animais errantes».
 
Refere que, apesar do contexto de pandemia, o número de animais esterilizados pelo canil e gatil municipal de Olhão em 2020 representa um acréscimo de 127% em relação ao ano anterior, «num esforço desenvolvido pela autarquia no que diz respeito ao bem-estar animal», completa a mesma fonte.
 
Relativamente aos animais vacinados em 2020, o número foi de 278, sendo que foram recolhidos 53 e adotados 57 animais.
 
Neste contexto, a autarquia adianta que, a construção do novo Centro de Recolha Animal do Município de Olhão começa brevemente. O contrato para dar início à empreitada, no valor de mais de 1,1 milhões de euros, foi assinado em abril, e a construção deverá ficar concluída no final de 2022.
 
Salienta ainda que, «esta política de aposta no bem-estar animal reflete-se, igualmente, nos subsídios atribuídos regularmente às associações do concelho que desenvolvem atividade nesta área».