Desporto

Olhão recebe fase final do Campeonato Nacional Sub-14 em Basquetebol

 
 
A cidade de Olhão recebe nos próximos dias 16,17 e 18 de junho, a fase final do IV Campeonato Nacional Sub-14 Masculinos 2017.

 
Um evento organizado pela Associação de Basquetebol do Algarve com sede em Olhão, da Federação de Basquetebol de Portugal, com o apoio da autarquia, que reúne no Pavilhão do Ginásio Clube Olhanense seis equipas participantes, entre elas, o Dragon Force/FC. Porto da Associação de Basquetebol do Porto, S.L. Benfica, da Associação de Basquetebol de Lisboa, C.D. Torres Novas da Associação de Basquetebol de Santarém, Clube Desportivo Escola Francisco Franco da Associação de Basquetebol da Madeira, Clube União Sportiva da Associação de Basquetebol de São Miguel dos Açores e uma outra formação ainda por definir, que será o 2º classificado da Zona Norte.
 
Ao Algarve Primeiro Eduardo Cruz, Presidente da Direção da Associação de Basquetebol do Algarve, destacou que este evento desportivo integra-se nas comemorações do Dia da Cidade, tendo a candidatura sido feita em outubro, "pelo que foi atribuída pelo mérito que a associação conquistou de reconhecimento nacional em organizações deste tipo".
 
Na área da formação e da captação, aquele responsável definiu que este escalão (sub 14), "é aquele onde mais famílias acompanham os jogadores", apontando para 120 pessoas só entre atletas e dirigentes, mais o staff organizativo, para além de dezenas de famílias, que estarão presentes em Olhão, "o que irá dinamizar a economia local quer ao nível do alojamento quer ao nível da restauração".
 
Os jogos vão ser transmitidos em livestream no portal da Federação de Basquetebol de Portugal.  
 
Eduardo Cruz relembrou que a história do basquetebol na região "passa muito por Olhão, Albufeira e Faro, pelo que a associação está sediada desde há 91 anos na cidade cubista". Por curiosidade "há uma relação muito próxima com a autarquia, devido ao presidente ter sido também jogador, árbitro e dirigente, pelo que nesse sentido a edilidade tem dado também uma atenção especial ao basquetebol", sustentou Eduardo Cruz.
 
Refira-se que a Associação de Basquetebol do Algarve é a quarta a nível nacional, depois do Porto, Lisboa e Aveiro, com 1600 atletas praticantes.
 
António Miguel Pina, Presidente da Câmara Municipal de Olhão, não faltou à apresentação do evento, afirmando que se trata de "um ponto alto, do basquetebol nacional em Olhão, que tem uma tradição enorme nesta modalidade. O Ginásio Clube Olhanense é um clube que representa bem o basquetebol, para além do ponto de vista desportivo este evento também assenta na promoção da cidade como destino turístico".
 
O autarca mostrou-se empenhado em que o concelho tenha uma base de jovens muito alargada do ponto de vista do desporto, "não estamos principalmente preocupados com os resultados, mas sim que todos os jovens, desde que queiram, tenham a possibilidade de praticar desporto".
 
"Posso mesmo dizer que somos das autarquias, que em período de crise, nunca deixou de ter contratos-programa desportivos, para além de sermos a câmara no Algarve que tem a maior percentagem, de apoio ao desporto no seu orçamento", confirmou o edil.
 
António Miguel Pina deu como exemplo que qualquer jovem do concelho, pode praticar desporto, nos clubes abrangidos pelo contratos-programa da autarquia, onde o custo máximo é de 15 euros por mensalidade, independentemente da sua situação financeira, "porque entendemos que a formação desportiva, é uma base muito importante para o desenvolvimento pessoal de todos, e um complemento para uma melhor saúde".
 
Nas mesmas declarações ao Algarve Primeiro, o autarca manifestou a sua preocupação com a obesidade infantil, "onde todas as crianças do Pré-Escolar e 1º Ciclo têm, desde há dois anos, acesso gratuito à educação física na componente letiva".
 
A este propósito, a divisão de educação da autarquia tem vindo a monitorizar os alunos do 1º Ciclo, chegando à conclusão que 40% são obesos ou pré-obesos.
 
Algarve Primeiro