Desporto

Olhão: Semana Europeia do Desporto terminou em clima de festa

Fotos| Algarve Primeiro
Fotos| Algarve Primeiro  
 
 
 
 
 
 
A Semana Europeia do Desporto (SED), que decorreu entre 23 e 30 de setembro, através da cooperação do IPDJ com os municípios da região, o movimento associativo e clubes desportivos, terminou esta sexta-feira, em Olhão, no Jardim Pescador Olhanense.

Ao longo da semana, o programa composto por cerca de duas centenas de atividades desportivas, representou dezenas de modalidades, envolvendo alguns milhares de participantes, por toda a região. 
 
Recorde-se que a Semana Europeia do Desporto, acontece através de uma iniciativa da Comissão Europeia, com o objetivo de sensibilizar para a promoção dos benefícios da prática regular do desporto, sendo celebrada em simultâneo por vários países europeus. 
 
Em Olhão, estiveram presentes centenas de atletas, alguns campeões olímpicos, campeões do mundo e europeus, bem como muitos embaixadores Beactive, treinadores e dirigentes associativos. Foi possível assistir a demonstrações de várias modalidades desportivas e até experimentar a sua prática, nomeadamente basquetebol, andebol, boccia, voleibol, petanca, ciclismo, tiro com arco, ténis, BTT, skate, dança, rugby, futebol, hip-hop, beach ténis, golfe, patinagem freestyle, jogos tradicionais, desportos de combate, padel, desportos náuticos, atletismo, xadrez, ginástica ou esgrima.
 
Ao Algarve Primeiro, o diretor regional do IPDJ, natural de Olhão, disse estar muito satisfeito pela sua cidade ter recebido a grande festa do desporto, "registo o número elevadíssimo de participação e de adesão, ao mesmo tempo, sentimos que o IPDJ é uma entidade de confiança. A melhor coisa na vida é percebermos que temos amigos e que se pode fazer parcerias e partilhar objetivos, como este aqui em Olhão".
 
Custódio Moreno realçou que uma das grandes conquistas do 25 de Abril, foi a democracia do desporto, em que as autarquias são parceiras fundamentais. "Quando conseguimos olear a máquina do Estado, com a máquina local, quem sai a ganhar é o desporto, não é o facto de o IPDJ dar muito dinheiro, é o facto de partilharmos experiências, recursos e objetivos. Posso dizer que é um barco com todos a remar para o mesmo lado", exemplificou.
 
António Miguel Pina, Presidente da Câmara de Olhão, referiu no seu discurso, que a realização da Semana Europeia do Desporto no Algarve, é um exemplo da dinâmica do IPDJ regional: "a relação muito próxima que existe entre o diretor regional e a sua equipa com todas estas entidades, refletiu-se na adesão que temos aqui hoje". O responsável evidenciou que o IPDJ poderia dar "muito mais dinheiro", aos clubes e às instituições, pelo que "é preciso que haja uma linha direta do Governo para investir nas associações e coletividades, para uma menor dependência do erário municipal. O desporto em Portugal só existe, tirando o desporto profissional do futebol, porque os municípios financiam 80 a 90% dos orçamentos das associações desportivas e coletividades, além do investimento que é feito nos espaços desportivos", observou.
 
O autarca, não esqueceu o papel dos dirigentes, que "pela carolice, fora dos seus horários de trabalho e aos fins de semana, levam décadas de trabalho à frente das coletividades, sem que muitas vezes sejam reconhecidos pela comunidade, pelo esforço que fazem para garantir a continuidade destas entidades no país", vincou.
 
Também ao nosso jornal, o vereador do desporto da autarquia de Olhão, realçou que o encerramento da SED na cidade, representou "um reconhecimento aos clubes e associações que temos, pois considero que é muito importante este tipo de atividades e de partilhas, estão aqui mais de 40 modalidades, onde a população pode inspirar-se e escolher uma atividade desportiva".   
 
João Evaristo avançou que há uma medida importante que está a ser desenvolvida pelo município, que passa pelo plano estratégico para o desporto, "não é só mais um documento, é fazer um estudo sério sobre o que existe, como se faz, quem faz, quantos somos, quais são as necessidades de recursos ou de equipamentos, mas também queremos saber o que é que as pessoas pretendem fazer", explicou. 
 
O vereador confirmou que, uma das novidades, passa pela requalificação do Pavilhão Municipal de Olhão.