Sociedade

Olhão:Ana Cabecinha marcou presença na Corrida pela Paz

No passado dia 21 de fevereiro, Lisboa foi a anfitriã da cerimónia de abertura da etapa Europeia da Peace Run – Corrida da Paz, também conhecida por World Harmony Run. Atualmente é o maior esforço da Humanidade pela paz.

PUB
 
A cerimónia de lançamento do percurso em Portugal teve lugar no Estádio Universitário, em Lisboa, seguindo em direção a Sul. Olhão participou no dia 25 de fevereiro, terminando a 26, em Vila Real de Santo António.
 
Os corredores visitaram as crianças nas escolas, organizações de todas as camadas sociais, personalidades e atletas, partilhando com eles os ideais de encorajamento e apoio aos outros, promovendo o trabalho de equipa e a paz no dia a dia. 
 
Os corredores deixaram Portugal no dia 26 de fevereiro e iniciarão um percurso de 24.000 km através de 47 países Europeus, terminando em Belgrado a 7 de outubro.
 
O visionário da paz Sri Chinmoy fundou a Peace Run em 1987. Desde então, a iniciativa visitou mais de 150 países.
 
Em 2014 a corrida passa por todos os continentes, visitando mais de cem países. Ao longo dos meses, os corredores vão fazer aproximadamente 100 quilómetros por dia levando a tocha entre as cidades, esperando cada corredor percorrer uma média de 10 a 20 quilómetros por dia. 
 
O Município de Olhão não ficou indiferente ao evento, participando com O Comité Internacional Jogos de Quelfes, uma das instituições convidadas a associar-se à Corrida Mundial da Paz, e o agrupamento de escolas Prof. Paula Nogueira.
 
A instituição fez-se representar através de Gustavo Marcos, Helena Santos, Hugo Vedes, José Pimenta, Jorge Costa (atleta olímpico) e Carolina Costa (campeã nacional de marcha juvenil).
 
Gustavo Marcos, José Pimenta e Helena Santos, respetivamente, transportaram a tocha desde o limite da cidade, até às imediações da EB1 n.º 4 de Olhão, tendo-a entregue à atleta olímpica Ana Cabecinha.
 
Depois da cerimónia onde esteve presente o autarca de Olhão, António Pina, o testemunho foi passado ao também atleta olímpico Hélder Oliveira que, por sua vez o passou a Jorge Costa.
 
A equipa formada por Hugo Vedes, Helena Santos, Gustavo Marcos, e o próprio Jorge Costa, transportou a tocha da paz por mais 5 quilómetros, até Marim, berço mitológico dos Jogos de Quelfes.