Economia

Olhão:Conserveira do Sul “marca de perseverança e de resistência aos tempos”

 
 
Loja vende produtos da empresa
Loja vende produtos da empresa  
A marca que remonta a 1954, foi fundada por António Jacinto Ferreira, apresentando hoje cerca de 30 produtos diferentes.

 
A Conserveira do Sul foi umas das empresas que integrou o programa Fam Trip da RTA, com o apoio do Município e da Direção Regional de Cultura do Algarve, que serviu para mostrar alguns atrativos e outros segredos do concelho, ainda menos conhecidos dos turistas que foram (re)descobertos por um grupo de agentes de viagens, operadores turísticos e jornalistas da região. 
 
Para Sara Costa, bisneta do fundador, as palavras-chave que marcam a Conserveira do Sul nos diferentes ciclos a que a industria conserveira tem assistido são “o gostar muito do que se faz, a perseverança e nunca desistir da inovação e de apresentar novos produtos aos consumidores”.
 
Sara Costa integra o Departamento de Marketing e Comunicação da Conserveira do Sul, e diz que, “é um orgulho muito grande representar a empresa que acompanha gerações de trabalhadores, uma empresa da família que tem conseguido sobreviver aos vários ciclos e resistido com a capacidade de inovar, de mostrar que os produtos portugueses são de excelência e arrecadado inúmeros prémios ao longo dos tempos”.
 
O bisavô, António Jacinto Ferreira, “veio para Olhão em 1918, altura em que se dedicava à comercialização de peixe fresco, mas acreditou na indústria conserveira que fundou em 1954. Essa força foi deixada à família que lhe tem seguido os sonhos, a capacidade de luta e o muito orgulho e gosto no que se faz”.
 
A "Manná" é uma marca conhecida além fronteiras, sendo que “as muitas variedades que temos neste momento ao dispor dos consumidores, sugerem que se contacte com novos produtos, novas formas de consumir conservas”.
 
Sara Costa sublinha que, “para além das conservas tradicionais que continuam a ter muita procura, os clientes arriscam provar as novas variedades que estão no mercado, seja os Filetes de Cavala à Portuguesa que têm tido uma aceitação fantástica por parte dos consumidores, seja em molho de mostarda, estes exemplos revelam bem a curiosidade das pessoas em descobrir novos produtos que foram premiados pela diferença e qualidade”.
 
Os patés continuam a marcar a diferença, no que se refere ao consumo de peixe em conserva, bem como a aposta que tem sido dado na ousadia; na coragem de inovar e de apresentar novos produtos aos clientes nacionais e estrangeiros, porque a Conserveira do Sul é uma marca implantada em Olhão, mas que não conhece fronteiras, “já conquistou consumidores em todo o mundo pela sua variedade, qualidade e aposta na diferença que se oferece ao cliente”.
 
No Museu da empresa situado também em Olhão, Sara Costa acredita na “grande aposta do bisavô a que a família tem dado continuidade, acredita no sucesso dos novos produtos e na capacidade que a Conserveira do Sul tem de ultrapassar os desafios que a concorrência e as dificuldades têm colocado à empresa desde o seu início. Temos de enfrentar os desafios e dar-lhes a melhor resposta em cada situação”.
 
A empresa apoia diversas iniciativas na cidade, bem como tem um cariz solidário. Sara Costa diz sentir-se feliz quando alguém lhe diz que, “a Conserveira já deu emprego a muita gente, já ajudou muitas famílias e continua a ser a base de sustento de muitas pessoas na cidade onde está implementada”.