Economia

Olhão:Viveiristas, Mariscadores e Pescadores reunidos em plenário contra medida do governo

Segundo comunicado do Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Sul, foi publicado no Diário da Republica, no passado dia 22 de novembro, uma medida governamental através da qual o Conselho Directivo do IPMA, I.P. veio estabelecer uma nova classificação das zonas de produção de bivalves na Ria Formosa.

PUB
 
O mesmo comunicado refere que a classificação da zona "C" na Ria Formosa pode considerar-se degradante para a própria ria, e irá atirar, para o desemprego, um considerável número de profissionais deste sector de actividade.
 
Uma medida que aponta para que a apanha dos bivalves apanhados na zona "C" apenas possam ser destinados a "transposição prolongada ou transformação em unidade industrial", originando um sério problema quer do ponto de vista social, quer do ponto de vista económico.
 
Face a esta situação, o Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Sul, a Cooperativa Formosa, a Olhaopesca, e a Associação de Moradores da Ilha da Culatra, convocou um plenário com todos os viveiristas, mariscadores e pescadores da pesca com ganchorra, no próximo dia 4 de Dezembro, pelas 15h00, no Auditório Municipal de Olhão (Junto ao Porto de Pesca).