Segundo comunicado do Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Sul, foi publicado no Diário da Republica, no passado dia 22 de novembro, uma medida governamental através da qual o Conselho Directivo do IPMA, I.P. veio estabelecer uma nova classificação das zonas de produção de bivalves na Ria Formosa.
O mesmo comunicado refere que a classificação da zona "C" na Ria Formosa pode considerar-se degradante para a própria ria, e irá atirar, para o desemprego, um considerável número de profissionais deste sector de actividade.
Uma medida que aponta para que a apanha dos bivalves apanhados na zona "C" apenas possam ser destinados a "transposição prolongada ou transformação em unidade industrial", originando um sério problema quer do ponto de vista social, quer do ponto de vista económico.
Face a esta situação, o Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Sul, a Cooperativa Formosa, a Olhaopesca, e a Associação de Moradores da Ilha da Culatra, convocou um plenário com todos os viveiristas, mariscadores e pescadores da pesca com ganchorra, no próximo dia 4 de Dezembro, pelas 15h00, no Auditório Municipal de Olhão (Junto ao Porto de Pesca).