O Colégio Bernardette Romeira (CBR) em Olhão, informou em nota enviada às redações, que se encontra a desenvolver junto dos alunos do 1º Ciclo, o projeto Profissões: «um conjunto de iniciativas que pretende mostrar aos mais novos as diferentes profissões que existem, e a forma como contribuem para uma comunidade mais feliz e coesa».
Os alunos do 2º ano fizeram ainda uma visita de estudo pela cidade, onde passaram por vários postos de trabalho e tiveram contacto com os trabalhadores desses mesmos sítios. A turma passou pela CP, pelo Tribunal, pelos CTT e por um salão de cabeleireiros.
Conforme explica o CBR, no Tribunal, a Juíza Cátia Monteiro acolheu a turma e desenvolveu com os alunos uma simulação de uma audiência, com um arguido, um advogado, testemunhas e um provedor. A turma fez ainda uma visita guiada às instalações.
Nos CTT, os alunos foram acolhidos por Sérgio Cavaco e Florbela. Além de lhes explicarem as diversas funções dentro de um posto dos correios, foram presenteados com um selo comemorativo dos 500 anos dos CTT.
Depois a visita passou pela CP, onde os mais novos exploraram as diversas funções ligadas aos transportes ferroviários.
Sobre a iniciativa, os professores falam de resultados «distintamente positivos», tendo os alunos mostrado interesse, curiosidade, para além de estarem mais informados sobre a forma como as diferentes áreas laborais compõem o tecido social.