As celebrações do Dia da Cidade de Olhão, que se assinala a 16 de junho, começam na noite anterior (15 de junho) e prolongam-se com várias atividades durante o dia 16, entre cerimónias oficiais, inaugurações e música.
Logo a 15 de junho, às 22h00, a noite é dedicada ao fado, com a atuação de Pedro e Teresa Viola, dois valores locais, que estarão no Jardim Pescador Olhanense. Ambos com carreira feita em Portugal e fora de portas, residem no concelho e estão desde muito jovens ligados ao Rancho Folclórico de Moncarapacho.
No Dia da Cidade, 16 de junho, as celebrações começam às 09h30 com a cerimónia do Hastear das Bandeiras nos Paços do Concelho, seguindo-se a homenagem aos Heróis da Restauração de 1808, frente à Igreja Matriz, onde será depositada uma coroa de flores.
Um dos pontos altos do dia será a inauguração, às 10h15, do Circuito das Lendas, que inclui os cinco largos da zona histórica reabilitados nos últimos meses. De forma simbólica, será inaugurada a requalificação efetuada na Praça Patrão Joaquim Lopes, junto aos Mercados Municipais de Olhão.
Às 10h45 será inaugurado, na Zona Industrial de Olhão, o Ecocentro da cidade, e às 11h30 realiza-se, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a sessão solene comemorativa do Dia da Cidade.
À tarde, pelas 16h00, haverá o descerramento de várias placas toponímicas nalgumas ruas da cidade e às 17h30 será inaugurada a exposição do Centro de Pintores Olhanenses, na Biblioteca Municipal de Olhão.
Luís Guilherme é o artista convidado para abrilhantar a noite do feriado de 16 de junho, com um espetáculo a partir das 22h00 no Jardim Pescador Olhanense.