A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, detetou esta terça-feira, com recurso ao Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), movimentos suspeitos junto à Ria Formosa, na zona de Olhão, tendo apreendido uma embarcação de alta velocidade.
Em comunicado, a GNR adianta que foi através da vigilância entre os pontos de passagem autorizados da fronteira marítima, que os militares da Unidade de Controlo Costeiro, detetaram um veículo pesado junto à Ria Formosa, na zona de Olhão.
Após monitorização dos movimentos da viatura, os militares deslocaram-se para o local para proceder à operação de fiscalização, tendo verificado «que o veículo pesado transportava uma embarcação de alta velocidade, sem registo, equipada com quatro motores de elevada potência e diversos equipamentos de navegação (que permitem a navegação em alto mar)».
Segundo a mesma força de segurança, tratou-se de uma situação suspeita em que o material apreendido, «indicia a prática de ilícitos criminais», como o facto da embarcação não se encontrar documentada, sem registo (proprietário e matrícula) e com adulteração dos carateres identificativos dos motores.
No seguimento das diligências policiais, foi apreendido o reboque da viatura pesada, a embarcação de alta velocidade e equipamentos, além de ter sido identificado um indivíduo.