A Escola EBI/JI José Carlos da Maia inicia dois novos projetos Erasmus+ neste ano letivo.
Segundo Carla Cássio, Coordenadora projeto "Open your eyes, open your heart!", “trata-se de um projeto dirigido a alunos do segundo ciclo que visa, entre outros, desenvolver sensibilidade” em relação ao “diferente” e aos “outros”.
Tem por base promover uma cidadania europeia ativa e atitudes de tolerância e reforçar a cooperação entre jovens de diferentes países; conhecer a situação e políticas sobre as pessoas desfavorecidas na sociedade, tais como: idosos, órfãos, deficientes, migrantes de diferentes culturas, integrá-los na sociedade e criar uma atitude enfática relativamente a eles e criar mudanças sociais através do voluntariado.
O outro projeto, “Be Allies, Not Bullies”, é dirigido a alunos do terceiro ciclo e visa, entre outros, “desenvolver planos, políticas e estratégias eficazes de ação anti-bullying; proporcionar apoio para identificar e prevenir o bullying e o seu impacto nos jovens e aumentar a consciencialização pública sobre a questão do bullying”.
Ao longo de dois anos, 44 alunos desta escola irão ter a possibilidade de participar em atividades de aprendizagem em escolas da Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Finlândia, Grécia, Itália, Polónia e Turquia.