O presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Pina adiantou esta sexta-feira, que já arrancaram as obras de reabertura da passagem pedonal superior, após um longo tempo de espera e de muitos incómodos causados à população que por ali se desloca.
Na sua página do Facebook, o edil olhanense escreveu:“As obras de reabertura da passagem pedonal superior iniciaram! Até que os Olhanenses tenham uma solução confortável e em segurança com condições de mobilidade que se exige. Foi um processo negocial difícil, complexo e demorado.”
Nas mesmas declarações, António Pina deixa alguns agradecimentos aos intervenientes no processo e, sobretudo, à população que, até se conseguir chegar a este desenlace, ainda que provisório, tem manifestado a melhor compreensão.
“Um agradecimento a todos os vereadores por termos estado todos no mesmo lado e na busca da melhor solução possível, um agradecimento ao novo presidente da Refer ( infraestruturas de portugal) António Ramalho pois a sua abordagem ao problema causado pela Refer foi fundamental para chegarmos aqui.”
Na mesma sequência, António Pina estende os seus agradecimentos, “à Junta de Freguesia Olhão também pelo empenho... Obrigado a todos os que envolveram e, as minhas desculpas à população pela demora.” Em conclusão o edil salientou: “considero que fizemos um bom trabalho perante as dificuldades.”
Recorde-se que, depois de um longo “braço de ferro entre a autarquia de Olhão e a anterior Refer afim de encontrar uma solução para atravessar a passagem de nível em segurança, António Pina entrou num processo negocial com a atual Infraestruturas de Portugal com vista a solucionar os constrangimentos causados pelo encerramento da passagem pedonal superior.
Como alternativa tem servido a passagem desnivelada; designada pelos olhanenses por “túnel” que tem limitado a passagem de pessoas com deficiência, carrinhos de bebé e outras condições mais limitadas de mobilidade.
O presidente da autarquia apresentou esses constrangimentos à empresa que gere a linha ferroviária e, após um longo trabalho, concluiu-se que teria se ser construída uma passagem no referido túnel com as condições adequadas para todos os populares nas mais variadas diferenças. Até que esses obras se iniciem e se concretizem, ficou definido, a pedido do autarca que, seria reaberta a passagem pedonal superior, em condições de segurança para minimizar os constrangimentos de uma “cidade dividida ao meio.”