Sociedade

OLHÃO:Passagem de nível do túnel sem solução à vista - Luciano Jesus

Estando em causa o interesse da população olhanense, a Junta de Freguesia de Olhão, na pessoa do seu Presidente, Luciano Jesus, mostra-se preocupado, "pelo arrastar da situação em que se encontra a passagem entre as Avenidas de Republica e a Dr. Bernardino da Silva".

PUB
 
Segundo o autarca, a passagem de nível, foi "abruptamente e unilateralmente suprimida pela REFER", tendo ficado somente ao serviço da população o conhecido túnel, com todos os problemas de atravessamento que o mesmo comporta.
 
Estando a decorrer contactos, entre a Câmara Municipal e a REFER, para que uma solução seja encontrada, "negociações essas que nunca tiveram a participação da Freguesia de Olhão, parte interessada neste processo", Luciano Jesus, discorda da primeira solução encontrada nessas negociações, ou seja, manter fechada a passagem de nível e levar a cabo uma obra de nivelamento dos passeios pedonais do túnel.
 
O responsável fala num processo "altamente moroso, sem fim há vista, e com um custo elevadíssimo para o erário publico, duvidando também da boa vontade da REFER, apesar de se ter comprometido a custear a obra, na sua totalidade, a verdade é que, de acordo com a informação disponível, não existe qualquer protocolo ou qualquer tipo de documento assinado nesse sentido, nem sequer foi definido um teto máximo de orçamentação de obra".
 
Acresce ainda o facto de haver uma nova administração e a reformulação da empresa, a qual de há três meses a esta parte passou a estar estruturalmente unida com as Estradas de Portugal, com uma nova direção e novo presidente.
 
Luciano de Jesus, defende que a "única solução", com total segurança, aplicação da lei em vigor (contrariando os argumentos da REFER), custos muito mais reduzidos e que defende os verdadeiros interesses da população Olhanense, é a reabertura imediata da passagem de nível, aumentando as condições de segurança, proposta que foi "expressamente remetida por parte da Junta de Freguesia à REFER, na qual, seria a própria Junta, a custear a obra, se necessário fosse". 
 
Deste modo e perante o impasse, referido pelo autarca, a Freguesia de Olhão está a ponderar recorrer aos tribunais, "para que seja reposta a legalidade e a justiça que os olhanenses merecem". 
 
Luciano de Jesus, apela ao novo presidente da REFER, "para que, no uso do seu bom senso, sensibilidade para uma problemática que não era sua, capacidade de leitura e responsabilidade naquilo que é a defesa dos interesses das populações e do erário público, tome a decisão mais assertiva e única, que passa pela reabertura da passagem de nível do Túnel de acordo com as normas legais de segurança em vigor e implementados pela própria REFER noutros atravessamentos citadinos, nomeadamente em Faro e Tavira".