O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, em articulação com a Capitania do Porto de Olhão, coordenou ontem à noite uma ação de salvamento de dois tripulantes, com 61 e 68 anos de nacionalidade holandesa, que se encontravam a bordo do veleiro Tobitoo, que encalhou em frente à Ilha da Armona.
Segundo comunicado da Marinha Portuguesa, "o pedido de socorro foi recebido, pelas 22h30 tendo o Capitão do porto de Olhão enviado para o local uma lancha da Polícia Marítima e uma embarcação salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos".
Ao chegar perto do veleiro e após contacto direto com os tripulantes a Polícia Marítima, "constatou que estes não se encontravam em perigo e que o veleiro estava com um problema no motor".
Como a maré se encontrava vazia, o mesmo comunicado da Marinha, refere que "era impossível retirar o veleiro do local, pelo que se manteve uma vigia atenta até perto das 05h00, hora em que a maré se encontrava na preia-mar, tendo sido possível desencalhar o veleiro e rebocá-lo para o porto de Olhão.