Economia

Ombria Resort investe num dos maiores sistemas de geotermia da Península Ibérica

 
O Ombria Resort, encontra-se a investir cerca de 2 milhões de euros na instalação de um dos maiores sistemas de geotermia da Península Ibérica que estará concluído em finais de 2021.

Segundo explica o Grupo Pontos em comunicado, responsável pelo investimento, o sistema inovador irá responder às necessidades de aquecimento e arrefecimento interior, à produção de águas quentes sanitárias e ao aquecimento da água das piscinas do empreendimento turístico  — que inclui o hotel de 5 estrelas Viceroy at Ombria Resort, 65 apartamentos turísticos para venda, restaurantes, centro de conferências, o Clubhouse do campo de golfe, Spa, entre outras infraestruturas. Dada a sua dimensão, este é um projeto único e inovador no âmbito da utilização de bombas de calor geotérmico em Portugal, confirma o mesmo documento.
 
O pioneiro sistema geotérmico de baixa profundidade do resort utiliza a diferença entre a temperatura do ar e a temperatura estável do solo que, com a ajuda de bombas de calor reversíveis, geram energia renovável que é utilizada para controle climático de ambientes interiores (aquecimento no inverno, arrefecimento no verão), fornecimento de água quente e aquecimento de piscinas, ao longo de todo o ano. As vantagens desta energia com fonte renovável, limpa e disponível 24 horas por dia, são significativas: baixas emissões de CO2, é completamente livre de riscos para a comunidade e permite reduzir os custos de energia para os proprietários dos apartamentos Viceroy Residences. Devido à sua magnitude, o Ombria Resort já é uma referência nacional de aplicação deste tipo de geotermia como uma energia renovável, enquadrando-se nos desafios e metas europeias traçadas até 2030, que referem objetivos de aumento em 27% da eficiência energética e do consumo de energia com origem em fontes renováveis e uma redução em 40% dos gases com efeito de estufa.
 
As obras de construção da primeira fase do Ombria Resort, que representam um investimento de 100 milhões de euros, começaram em dezembro de 2019 e estarão concluídas no início de 2022. A conclusão da instalação do sistema de geotermia estará concluído alguns meses antes.
 
Localizado a 7 km a norte de Loulé, o Ombria Resort tem por objetivo ser pioneiro de uma nova geração de resorts de baixa densidade de construção, em que a sustentabilidade, o meio ambiente e o apoio à natureza e património local são prioridades. A densidade total de construção do Ombria Resort é extremamente baixa - cerca de 3,5% numa área total de 153 hectares, o que o torna num dos empreendimentos com mais baixa densidade de construção na Europa.
 
Até 2030 o Grupo Pontos vai investir um total de 260 milhões de euros ao longo de 3 fases. Quando as 3 fases estiverem construídas, o Ombria Resort será composto por cerca de 380 propriedades, algumas das quais unidades turísticas (apartamentos, moradias geminadas ou em banda e moradias isoladas) e outras residenciais (moradias isoladas). Terá ainda um vasto conjunto de instalações de lazer e entretenimento, como campo de golfe de 18 buracos, área para agricultura biológica, apicultura, observatório astronómico, piscinas aquecidas, caminhos/trilhos para passeios pela natureza ou BTT e um clube de praia numa das praias próximas.