Segundo comunicado da GNR, durante a operação, os militares levaram a cabo diversas ações especialmente orientadas para o contacto direto com pessoas idosas em situação de maior vulnerabilidade, "no sentido de sensibilizarem e alertarem este público-alvo para a adoção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto".
Na edição de 2025 da Operação "Censos Sénior", a Guarda realizou um conjunto de ações que abrangeram um total de 35 143 idosos.
A Guarda sinalizou em 2025, 43 074 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança.
No distrito de Faro, foram sinalizados 3 414 idosos.
A GNR refere que continuará a acompanhar os idosos sinalizados, através de visitas regulares às suas residências, no sentido de realizar mais ações de sensibilização e fazer a avaliação da sua segurança, colaborando com outras entidades locais, "na procura da melhor qualidade de vida da população idosa, em especial dos mais vulneráveis", adianta no comunicado.