Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

Orçamento municipal para 2020 de São Brás de Alportel chega aos 13,5 milhões

Orçamento municipal para 2020 de São Brás de Alportel chega aos 13,5 milhões
Imprimir Partilhar por email
02-12-2019 - 20:38
A proposta de Orçamento Municipal de São Brás de Alportel para 2020 apresentada pelo executivo liderado por Vitor Guerreiro, foi aprovada por maioria, a 26 de novembro, pela Assembleia Municipal, com os votos a favor da bancada do PS, a abstenção dos membros eleitos pela CDU e PPD/PSD e o voto contra do CDS-PP.
 
Segundo a autarquia, "alcançando um valor de 13.522.998,00€, o Orçamento Municipal agora aprovado reflete a continuidade na concretização do projeto autárquico que mereceu a confiança dos são-brasenses para o quadriénio 2017-2021, traçando novas metas para o futuro".
 
Para o próximo ano, o orçamento do município apresenta como principais apostas:o reforço do investimento na educação e no apoio às famílias; ao mesmo tempo que mantém a prioridade na área prioritária da Proteção Civil, e na aposta na competitividade e atratividade do concelho, a par do forte compromisso social, na promoção da equidade e a coesão. É clara a aposta no planeamento e valorização do território, nomeadamente nas suas potencialidades turísticas, tendo em vista o incremento da economia e do empreendedorismo. 
 
O cariz participativo, é segundo o Município, outro princípio plasmado no Orçamento são-brasense, "que tem por base a participação ativa da comunidade" e contempla para a sua execução, 70.000,00€ para a concretização do projeto mais votado de entre as propostas que foram apresentadas e selecionadas no processo de Orçamento Participativo, que no concelho se repete desde 2006.
 
Para a área da Segurança, Proteção Civil e combate a incêndios rurais a autarquia vai contar em 2020 com uma verba que excede o meio milhão de euros, para um conjunto de trabalhos e parcerias com diversas entidades, enquanto a área da educação conta com um orçamento de 700.000,00 euros, que integra a aquisição de mais um autocarro para o transporte escolar e o arranque do projeto de ampliação da Escola EB 1 /JI de São Brás de Alportel, bem como a conclusão do projeto de melhoria das escolas, com garantia da qualidade e eficiência energética dos estabelecimentos de ensino e respostas adequadas aos desafios da educação.
 
Com este Orçamento a edilidade reforça que "a Habitação toma prioridade", com a aposta na elaboração da Estratégia Local de Habitação e no arranque do Programa de Apoio ao Arrendamento. Projetos como o “Mão Amiga” de apoio a melhorias em habitações de famílias carenciadas, a dinamização da Loja Social, o Fundo Social de Emergência e o apoio a instituições e associações dedicadas à área social são alguns dos investimentos na área da Ação Social e Habitação que em 2020 conta com um orçamento que ronda os 200.000,00 euros.
 
A área do Ordenamento do Território e Renovação Urbana soma um orçamento de perto de 900.000 euros que vão permitir concluir a revisão do Plano Diretor Municipal, dar continuidade ao Plano de Ação para a Mobilidade Urbana, mediante a execução do novo Terminal Rodoviário, no valor de 495.000,00 euros; a requalificação do troço Sul da Av. Da Liberdade (3.ª e última fase do projeto de requalificação do Largo São Sebastião e espaços adjacentes) e o arranque do projeto de renovação urbana do centro urbano.
 
Num momento em que o Algarve atravessa já uma situação de seca severa, a autarquia informou também que o abastecimento de água e o saneamento, contam com uma verba de 1.270.000,00 euros, para garantir as despesas com abastecimento de água e tratamento de águas residuais e para possibilitar o investimento na aquisição e manutenção de novos equipamentos para o abastecimento de água e para a ampliação de "grandes obras" das redes de saneamento, uma nova fase da ampliação da rede de esgotos.
 
Para a área do Ambiente e Valorização de Resíduos, está garantida uma verba de mais de 300.000,00 euros que permite prosseguir com os trabalhos de manutenção de parques, jardins e espaços verdes públicos, e a grande aposta na ampliação da rede de contentores e equipamentos de recolha de resíduos. Nesta área assume também prioridade o apoio a instituições de proteção de animais, assim como a continuidade das campanhas de esterilização e combate ao abandono de animais,  e a aposta nas energias renováveis.
 
A dinamização cultural, o apoio à dinâmica associativa, assim como a manutenção dos espaços culturais municipais são alguns dos investimentos integrados num orçamento que destina 300.000,00 euros à cultura. Um valor equiparado aos mesmos 300.000,00 euros dedicados ao desporto, destinados à contínua melhoria das condições para a prática desportiva e ao apoio às diversas associações locais que desenvolvem atividade desportiva "e que são parceiras primordiais do município".
 
O novo Parque de autocaravanismo, cuja obra já está em curso; a Oficina das Artes, para a valorização do antigo Lagar de Azeite, o projeto de Turismo Acessível, que viu aprovada uma candidatura; o Parque Aventura, para valorização do espaço da Fonte Férrea, cujo projeto se encontra em desenvolvimento, com o envolvimento das diversas entidades, são projetos integrados no Orçamento Municipal para 2020, que aposta na promoção do comércio local, na promoção do turismo e na realização de eventos ancora como a Feira da Serra e dedica ao desenvolvimento económico perto de 1 milhão e 300.000,00 euros.
 
Para 2020, o Município de São Brás de Alportel contará ainda com uma verba de 63.000,00 euros para investir na pavimentação e reparação da rede viária.
 
«Uma estratégia de investimento, definida no presente, a pensar no futuro, que assenta no rigor e na responsabilidade, e que coloca as famílias no centro das decisões, numa aposta na qualidade de vida e na sustentabilidade», afirma Vitor Guerreiro.
 
COMENTÁRIOS
 
PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
António Miguel Pina responde a comunicado da União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta

António Miguel Pina responde a comunicado da União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta

ver mais
 
 
  
PUB
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Portimão inaugurou Pavilhão Desportivo da Boavista no dia em que o desporto foi "Rei"

Portimão inaugurou Pavilhão Desportivo da Boavista no dia em que o desporto foi "Rei"

ver mais
 
"Um Conto de Pernas P'ró Ar" na Re-Criativa República 14 em Olhão

"Um Conto de Pernas P'ró Ar" na Re-Criativa República 14 em Olhão

ver mais
 
Proteção Civil de Silves e Loulé recebeu formação sobre combate à Vespa Asiática em Montemor-o-Velho

Proteção Civil de Silves e Loulé recebeu formação sobre combate à Vespa Asiática em Montemor-o-Velho

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio