Economia

Orçamento Participativo de Albufeira aposta na valorização do espaço público

 
A autarquia de Albufeira anota em comunicado que, na última sessão camarária, aprovou a verba destinada à execução de projetos no âmbito do Orçamento Participativo para 2021, tema, normas de implementação e cronograma de ações.

 
De acordo com a edilidade, a verba definida para esta sétima edição é de 400 mil euros, que pelo segundo ano consecutivo irá ser distribuída equitativamente pelas quatro freguesias do concelho, com vista a ser aplicada, à semelhança da edição de 2020, na valorização dos espaços públicos.
 
Refere o mesmo documento que, as sessões públicas de participação e recolha de propostas vão decorrer no próximo mês de março.
 
A vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, responsável pelo pelouro da Cidadania e Orçamento Participativo, sublinha que o OP de Albufeira é um processo “que se consolidou nas últimas edições através do aumento de propostas apresentadas”. Ana Pífaro justifica a sua afirmação com o número de propostas apresentadas ao longo das 6 edições, “num total de 236, das quais onze resultaram em projetos, cinco dos quais já estão ao dispor da população” e apela à participação de todos nas sessões públicas de recolha de propostas, que têm início no próximo mês de março.
 
A autarquia refere que, as sessões vão decorrer nas quatro freguesias do concelho, de acordo com a seguinte calendarização: Paderne – dia 11 (quarta-feira) – 18h30 no Salão da Junta de Freguesia| Albufeira e Olhos de Água – dia 13 (sexta-feira) –  0h30 na Escola Secundária de Albufeira| Ferreiras – dia 18 (quarta-feira) – 20h30 na Escola EB2,3 de Ferreiras|Guia – dia 20 (sexta-feira) – 20h30 na Escola EB2,3 da Guia.
 
A mesma fonte clarifica que, o OP é um processo que tem por objetivos promover uma cidadania ativa, responsável e informada, envolvendo os cidadãos nas decisões sobre a afetação de recursos às políticas municipais, aumentar a transparência e o controlo no âmbito da gestão autárquica, fomentar a coesão e solidariedade territorial e intergeracional e identificar e dar resposta às reais necessidades e aspirações da população.