Economia

Orçamento Participativo de Loulé passará a bianual

 
A Câmara Municipal de Loulé irá realizar, de 30 de abril a 25 de maio, a quarta edição do Orçamento Participativo do Município de Loulé.

 
À semelhança das edições anteriores a fase de apresentação e recolha de propostas, irá decorrer através de 11 sessões/assembleias participativas pelas freguesias do Concelho.
 
Nesta quarta edição, o projeto assume um modelo que passará a ser bianual, onde a verba disponível para projetos de investimento propostos por parte dos cidadãos e munícipes duplica face às edições anteriores, passando dos 600 mil para o valor de 1 milhão e 200 mil euros.Este montante faz do Orçamento Participativo do Município de Loulé um dos maiores a nível nacional. 
 
Na edição do OP2018, em cada uma das 11 sessões/assembleias participativas apenas poderão ser apresentadas propostas de investimento relativas à área territorial das freguesias/localidades em questão.
 
As propostas recolhidas serão objeto de uma análise técnica com vista a definir as 33 propostas finais que serão colocadas à votação por parte da população, sendo que nessa fase o voto presencial assumirá uma maior importância relativamente ao voto electrónico (SMS) face às edições anteriores. O voto presencial passará a ter um peso de 80% no apuramento final das propostas vencedoras, sendo que o voto electrónico (SMS) apenas de 20%, explica o Município em comunicado.
 
O Orçamento Participativo do Município de Loulé irá também contar com uma plataforma eletrónica própria, a qual permitirá a todos os cidadãos uma maior facilidade de acesso e consulta a toda a informação relativa aos OP’s, contribuindo também para uma maior clarificação e transparência de todo o processo, define a autarquia. 
 
Com uma taxa de execução de cerca de 70% dos projetos mais votados nas últimas edições, o executivo camarário diz "continuar o processo de consolidação do projeto do Orçamento Participativo no Município de Loulé". 
 
O calendário das sessões/assembleias participativas do OP2018 é o seguinte: Salir – 30 abril, 21h00, Junta de Freguesia; Alte – 3 maio, 21h00, Casa do Povo de Alte; Ameixial – 5 maio, 15h00, Junta de Freguesia; Querença – 7 maio, 21h00, Casa do Povo de Querença; Tôr – 9 maio, 21h00, Sociedade Recreativa Torense; Benafim – 11 maio, 21h00, Sport Clube Benafim; S. Sebastião – 14 maio, 15h00, Junta de Freguesia; S. Clemente – 16 maio, 21h00, Sala da Assembleia Municipal; Almancil – 18 maio, 21h00, Escola EB 2,3 Prof. António de Sousa Agostinho; Boliqueime – 23 maio, 21h00, Centro Comunitário de Vale Silves; Quarteira – 25 maio, 21h00, Centro Autárquico.