Esta quinta-feira decorre uma sessão de apresentação do Orçamento Participativo Jovem Portugal, a qual irá decorrer no IPDJ, em Faro, a partir das 14h00.
No passado dia 28 de maio, foi lançado o Orçamento Participativo Jovem Portugal.A iniciativa, pioneira a nível mundial, desafia cidadãos entre os 14 e os 30 anos a apresentar e decidir projetos de investimento público, no valor total de 500 mil euros.
Podem participar cidadãos nacionais e estrangeiros a residir legalmente em Portugal.
As áreas temáticas nas quais se podem apresentar propostas são: Desporto inclusivo; Diálogo intergeracional; Inovação cultural e Sustentabilidade ambiental.
A apresentação de propostas decorre entre até 29 de julho em opjovem.gov.pt ou nos serviços do Instituto Português do Desporto e Juventude.
Durante esse período decorrem, em todo o território nacional, encontros nos quais é fomentado o debate entre jovens. Entre 1 de outubro e 16 de dezembro ocorre a votação das propostas via SMS ou através do site opjovem.gov.pt. Os resultados são conhecidos até 31 de dezembro.
Em 2017, com a implementação da primeira edição do Orçamento Participativo Jovem Portugal tornou-se o primeiro país, em todo o mundo, a implementar este processo.
Foram submetidas mais de quatro centenas de propostas e votaram quase 10 mil cidadãos jovens.