Economia

Orçamento Participativo Lagos 2018 arranca este mês

A terceira edição do Orçamento Participativo vai arrancar no dia 08 de maio e decorrer até 5 de junho.

PUB
 
O Orçamento Participativo Lagos 2018 prevê uma verba global até 300 mil euros e incide sobre a área temática "Valorização do Ambiente e Espaço Público, Educação, Desporto e Juventude". 
 
Este ano, a terceira edição, arranca com a primeira sessão de apresentação no dia 08 de maio, pelas 21h00, no Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI, segundo a autarquia com algumas novidades.
 
Ao contrário das edições anteriores (em que a participação era apenas possível a maiores de 18 anos e recenseados no Município), agora podem participar todos os cidadãos com idade igual ou superior a 16 anos, designadamente, residentes permanentes ou temporários, proprietários, estudantes e trabalhadores. Também nesta edição, voltam a acontecer as sessões de apresentação e foram introduzidas sessões itinerantes por várias localidades do concelho. 
 
À área temática, também foram acrescentadas duas novidades, sendo que para o Orçamento Participativo Lagos 2018, os cidadãos podem apresentar projetos nas áreas da "Valorização do Ambiente e Espaço Público, Educação, Desporto e Juventude".
 
Uma vez que a possibilidade de participação é, nesta edição, mais alargada, será permitida a cada cidadão a apresentação de apenas uma proposta, independentemente do meio utilizado, esclarece a edilidade.
 
O Orçamento Participativo prevê uma verba global até 300 mil euros. Este montante é distribuído em quatro parcelas até 50 mil euros para execução de projetos a localizar nas áreas geográficas correspondentes às antigas freguesias de Barão de São João e Bensafrim, freguesia da Luz, freguesia de Odiáxere, e uma parcela até 100 mil euros para a freguesia de São Gonçalo de Lagos. Cada proposta não pode, individualmente, ultrapassar os 50 mil euros. 
 
A última novidade prende-se com a forma como qualquer cidadão poderá apresentar a sua proposta, ou seja em sessões participativas, através de inscrição prévia realizada online, nas juntas de freguesia ou no local, antes do início de cada sessão; junto da viatura itinerante que visitará alguns locais do concelho ou Online, através do preenchimento do formulário disponibilizado no site do Município www.cm-lagos.pt, no separador Participe, Orçamento Participativo 2018.
 
A autarquia frisa que os três projetos vencedores da primeira edição do Orçamento Participativo já estão a avançar: o Cemitério para Animais, cuja primeira pedra foi lançada no passado dia 20 de março; a ligação à rede de saneamento pública da zona da Cova da Zorra/Sitio dos Castelos, bem como a VIC - aquisição de uma viatura para transporte dos munícipes com mobilidade reduzida e sem suporte familiar e/ou idosos, visando facilitar o seu acesso a serviços de saúde, tratamento de questões burocráticas e legais, atividades da vida diária e/ou participação em atividades de ocupação e lazer.
 
Algarve Primeiro