Economia

Ordem dos Economistas distingue Francisco Severino com «prémio carreira»

 
O Júri do "Prémio Carreira" promovido pela Delegação Regional do Algarve da Ordem dos Economistas, decidiu - por unanimidade – outorgar esta distinção em 2021 a Francisco Severino pela "sua distinta carreira dedicada ao serviço da causa pública".

Francisco Severino é Licenciado em Organização e Gestão de Empresas e Pós-Graduado em Métodos Quantitativos pelo Instituto Superior de Economia e Gestão. Dedicou a sua carreira ao sector aeroportuário, que abraçou em 1980 na ANA - Aeroportos de Portugal. Começou por desempenhar as funções de Auditor, Chefe dos Serviços Administrativos do Aeroporto de Lisboa e Adjunto do Diretor-Geral de Aeroportos da ANA. Em 1991 é nomeado como Sub-Diretor do Aeroporto de Faro, passando a exercer funções de Gestor Operacional desta infraestrutura em 1993. 
 
Em 1997 assume o cargo de Diretor do Aeroporto de Faro, sendo nomeado para funções equivalentes no Aeroporto de Lisboa em 2002, responsabilidade que assumiu até se aposentar em 2011. Nos últimos anos tem vindo a dedicar-se a vários projetos de consultoria na área aeronáutica. Francisco Severino foi ainda Professor Convidado na Universidade do Algarve entre 1993 e 2009 e membro do Grupo de Marketing Strategy do AirPorts Council International. Ao longo da sua vida desenvolveu vários projetos de investimento nas áreas do Turismo e da Indústria.
 
No próximo dia 27 de novembro, será atribuído o prémio em Portimão, numa cerimónia pública.