Sociedade

Organista brasileira Elisa Freixo em Tavira

 
Mais um concerto inserido no Festival de Órgão do Algarve 2017.

 
O Órgão da Igreja de Santiago em Tavira recebe a organista brasileira Elisa Freixo, esta sexta-feira, 24 de novembro, para um concerto a solo no âmbito do Festival de Órgão do Algarve.
 
Natural de São Paulo (Brasil), Elisa Freixo viveu quatro anos na França e na Alemanha tendo-se graduado em Órgão e Cravo na Escola Superior de Música de Hamburgo, no Conservatório Nacional de Reuil Malmaison e na Schola Cantorum de Paris. De volta ao Brasil, tem-se dedicado à divulgação desses instrumentos através de recitais, cursos, programas de rádio e gravações de discos e CDs, segundo a Associação Música XXI.
 
Como organista e cravista tem-se apresentado em concertos no Brasil, México, Ecuador, Bolívia, Uruguai, Argentina, Peru, Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, ex-Jugoslávia, Noruega, Polónia, Portugal, Suécia e Suíça.
 
Tem diversos discos e CD's gravados, sendo o mais recente gravado em Waltersdorf, Alemanha, com música ibero-americana dos sécs XVII e XVIII.
 
Paralelamente à sua intensa atividade académica, ocupa o cargo de organista da Sé de Mariana, Minas Gerais, e desenvolve um trabalho de consultoria para restauro de instrumentos históricos no Brasil e em outros países da América Latina. É responsável pela programação de concertos na Sé de Mariana, na Matriz de Santo Antonio de Tiradentes e no Museu Regional de São João del Rei, Minas Gerais.
 
Para este que é o último dos concertos em Tavira, Elisa Freixo escolheu um programa com alguns compositores menos conhecidos, da América latina. O concerto realiza-se às 21h30 e é de entrada livre.
 
O Festival de Órgão do Algarve 2017 é organizado pela Associação Cultural Música XXI. Conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e outras entidades.