Curiosidades

Organização: a chave do sucesso

 
Cada vez mais em voga, o verbo organizar parece ser muito mais que elaborar ou formar, já que se aplica muitas vezes a “pôr em ordem”, disciplinar, utilizar regras ou planear.

Na prática, todos precisamos de nos organizar diariamente, seja em termos profissionais, seja na vida pessoal, pois são muitos os dados que nos mostram que, até para uma simples viagem de lazer tem de existir planeamento, até para um momento de diversão é preciso obedecer a determinadas regras, o que traduz a importância da organização na nossa vida.
 
Habituar o nosso cérebro a um conjunto de regras é fundamental para uma vida mais livre e feliz, ainda que possa parecer contraditório. Quer isto dizer que, quanto mais programarmos o nosso quotidiano, mais tempo livre teremos. O cumprimento de horários é um grande exemplo disso, pois se estiver uma hora à espera de uma reunião, certamente que esse tempo me vai faltar no final do dia para realizar outra tarefa. Talvez esta seja uma das principais causas de stress e de ansiedade sem que nos apercebamos; a necessidade de cumprir aquilo a que nos propomos diariamente e saber fechar a porta na hora certa para que possamos dar espaço a outras vivências. No fundo, a tarefa é mais fácil do que parece, pois basta fazer um esquema mental daquilo que temos para fazer diariamente e analisar as exceções que se podem ou não incluir nesse dia.
 
Para essa segunda parte, as agendas facilitam a orientação, pois se já está algo marcado, a probabilidade de responder com sucesso a outra solicitação, será muito menor.
 
Naturalmente que a ansiedade começa com os atrasos que se verificam logo nos transportes pela manhã, mas sabendo dessa possibilidade, o ideal é começar a agendar a partir da hora real e não da desejada. Depois, pensar na hora antecipada ajuda, pois permite recorrer à margem de manobra dos atrasos. Se programar tudo para meia hora antes do combinado, já posso estar mais disponível e garantir que a maior parte dos horários são cumpridos. É preferível deitar-me mais cedo na noite anterior para me poder levantar meia hora antes do necessário e terminar o dia a tempo de descontrair e de poder fazer algo prazeroso, pois é aí que reside o sucesso e a qualidade de vida.
 
Quer queiramos quer não, está tudo interligado e, por isso, vale a pena esquematizar e contar com alguns imprevistos, sobretudo naquilo que não depende diretamente de nós, mas tentar, aos poucos, encontrar formas mais equilibradas de cumprir diariamente aquilo a que nos propomos. 
 
Depois, é deixar de pensar nas desculpas para os atrasos e concentrar atenções no cumprimento dos horários, afinal é de bem-estar e de qualidade de vida que se trata. Acreditar que é possível é, por si só, a chave para conseguir. Experimente organizar mais e melhor o seu dia-a-dia com pequenas alterações que podem fazer uma enorme diferença no seu bem-estar.
 
Faça um esquema em papel de tudo o que tem para fazer no dia seguinte e analise se é viável, pois caso contrário, terá de ser mais realista. Depois, veja até que ponto os horários coincidem com as tarefas e o tempo que demora entre os locais. Mais uma vez, tem mesmo de ser realista e avaliar todas as possibilidades de sucesso.
 
Ao fazer esta reflexão, provavelmente perceberá se está a organizar-se em conformidade com o real ou se a manter o ideal desejável, mas que não é exequível.
 
Se estiver tudo em conformidade, arrisque viver mais tempo livre, nem que seja por alguns minutos ou somente uma hora, mas assegure-se de que consegue relaxar no final de cada dia. As tarefas de casa podem e devem igualmente ser organizadas pela família para que sejam distribuídas e todos possam desfrutar do mesmo tempo livre.
 
Já sabe, pode sempre reformular o seu esquema e ajustá-lo o mais possível à realidade, é preciso é que funcione, que tenha tempo para cumprir aquilo que lhe é confiado e o seu direito ao descanso. As tecnologias ocupam muito do nosso tempo, pelo que, até isso deve entrar na nossa vida de forma regrada e no momento mais apropriado.
 
Fátima Fernandes