Sociedade

Orquestra Clássica do Sul apresenta concertos para toda a família com direito a passatempo

No próximo dia 22 de Janeiro, estreia a edição 2017 dos “Concertos Promenade Orquestra Clássica do Sul | Caixa Geral de Depósitos”, um ciclo de eventos informais destinados às famílias, especialmente vocacionados para os mais novos.

PUB
 
Este ano, sob o tema “Os Grandes Clássicos”, apresenta quatro obras da literatura infantil, musicadas por célebres compositores. O ciclo, patrocinado pela Caixa Geral de Depósitos, é produzido pelo Teatro Municipal de Faro e pela Câmara Municipal de Lagoa.
 
A série de concertos, que conta a 12ª edição, inicia-se no próximo domingo, às 12h00 no Teatro das Figuras em Faro e às 16h30 no Auditório Municipal de Lagoa, com “A Menina do Mar”, de Sophia de Mello Breyner Andresen e música de Fernando Lopes-Graça.
 
A praia é o cenário para esta história de amizade entre um rapaz e a Menina do Mar, unidos pela descoberta e pela partilha das diferenças do mundo em que cada um vive. O programa contempla ainda obras de Haendel e Sterndale-Bennett, sob a direção do maestro titular da Orquestra Clássica do Sul, Rui Pinheiro.
 
A 12 de Fevereiro, “A História do Pequeno Alfaiate”, clássico dos Irmãos Grimm musicado por Harsányi, apresenta a história do valente Alfaiate que se torna um herói “improvável” ao enfrentar o terrível gigante que amedrontou a sua região. Esta e outras obras de Bucalossi, Curzon e Avery são apresentadas pela Orquestra Clássica do Sul sob a direção do seu maestro associado, John Avery.
 
Também da autoria dos Irmãos Grimm e igualmente dirigido por John Avery, a 12 de Março, a fábula infantil “Os Músicos de Bremen” retrata a história de um burro, um cão, um gato e um galo que, maltratados pelos seus donos, decidem fugir para a cidade de Bremen, onde conhecerão a liberdade. A música de Rogers junta-se a esta história e obras de Ross, Coates e Williams completam o reportório destas sessões.
 
“Pedro e o Lobo”, composto por Sergei Prokofiev a pensar nos mais novos com o propósito de ilustrar as diferentes sonoridades dos instrumentos de orquestra, conta a história de amizade e coragem de um rapaz que consegue capturar um terrível lobo. É com este conto e com um reportório adicional composto por obras de Respighi, Haydn e Rossini que desce o pano desta série, a 14 de Maio, sob a direção de Rui Pinheiro. A narração e apresentação do ciclo está a cargo da atriz e encenadora Linda Valadas.
 
Além do clima de festa e das habituais surpresas, o ciclo proporciona, como habitualmente, um passatempo que pretende fomentar o interesse pela música, dando oportunidade ao público assíduo de ganhar, em Faro, um Violino Cremona modelo SV-75, em parceria com a loja local Live Music, enquanto em Lagoa oferece-se um Violino Yamada YD20 V, com o apoio da loja Solidó - Instrumentos Musicais, sedeada em Lagos.
 
Algarve Primeiro