No próximo dia 23 de abril, pelas 11h00, a Igreja Matriz de Loulé recebe um concerto integrado na 32ª edição do FIMA - Festival Internacional de Música do Algarve, com a chancela do Programa 365 Algarve.
Sob a batuta do Maestro Vasco Pearce de Azevedo, maestro titular e diretor musical da Sinfonietta de Lisboa, a Orquestra Clássica do Sul e o Coro de Câmara “Lisboa Cantat” levam a Música Sacra de Mozart a este espaço eclesiástico de Loulé. A Missa Solene In Honorem Sanctissimae Trinitatis e alguns dos mais notáveis motetes de Mozart serão apresentados de forma integrada na celebração litúrgica de domingo, em Loulé.
As composições sacras de Mozart foram escritas, maioritariamente, antes dos 25 anos, no tempo em que trabalhou para o Príncipe-Arcebispo Hieronymus Colloredo de Salzburgo. Compôs 20 missas, entre as quais a célebre Missa da Coroação, além de numerosos motetos, antífonas, ladainhas, vésperas, e ainda música instrumental, como música de órgão e sonatas de igreja (sonatas da chiesa), especifica a autarquia Louletana.
Após um interregno de sete anos, o FIMA – Festival Internacional de Música do Algarve, um dos mais antigos festivais de música do país, retoma a sua missão de promover o acesso à música erudita através da realização de uma serie de 20 concertos pautados pela qualidade e diversidade da sua programação, bem como pela excelência dos seus convidados.
Algarve Primeiro