Sociedade

Orquestra Filarmónica Portuguesa volta a dar as boas vindas a 2020 em Olhão

A Orquestra Filarmónica Portuguesa regressa a Olhão para mais um Concerto de Ano Novo, no dia 2 de janeiro de 2020, às 21h30, no Auditório Municipal de Olhão.

PUB
 
"From Blue to Blues" é a prenda de Ano Novo que o Município de Olhão dá a todos os olhanenses e visitantes nesta época de festas.
 
Segundo classifica nota da autarquia, a primeira parte do concerto, é dirigido pelo maestro Osvaldo Ferreira, «à imagem da melhor tradição vienense de celebração do Ano Novo», sendo preenchida com algumas das mais emblemáticas obras do século XIX, da autoria de Johann Strauss I, Johann Strauss II e Josef Strauss. 
 
Na segunda parte, a Orquestra Filarmónica Portuguesa irá interpretar obras de compositores norte-americanos como George Gershwin, Leonard Bernstein ou Cole Porter. 
 
Osvaldo Ferreira é o diretor artístico desta Orquestra e da Sociedade de Concertos de Brasília. Foi o diretor musical e maestro titular da Orquestra Sinfónica do Paraná (2011 a 2014) e diretor da Oficina de Música de Curitiba. Em Portugal, foi diretor artístico da Orquestra do Algarve e do Festival Internacional de Música do Algarve e ainda diretor e administrador do Teatro Municipal do Faro.
 
O seu percurso inclui mais de 600 concertos, cerca de 70 apresentações de ópera e bailado e a direção integral das Missas e do Requiem de Mozart. 
 
No seu percurso destaca-se ainda o trabalho à frente de importantes orquestras, como a Filarmónica de São Petersburgo, Sinfónica de Roma, Orquestra Gulbenkian, Sinfónica Brasileira, Orquestra de Praga, Filarmónica de Lodz, Filarmónica da Silésia, Sinfónica de Nuremberga, Filarmónica da Rádio Renana, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos, Orquestra do Teatro Olímpico de Vicenza, Orquestra da Catalunha, North Shore Orchestra (Chicago), Orquestra do Festival de Música de Aspen (E.U.A.) e Orquestra Nacional da Venezuela, entre outras.
 
Na mesma nota é referido, que a Orquestra Filarmónica Portuguesa, que foi fundada em maio de 2016 por Osvaldo Ferreira e Augusto Trindade, «rapidamente captou a atenção do meio musical e artístico português, sendo amplamente reconhecida, pelo público e pela crítica, como uma das melhores orquestras sinfónicas nacionais».