De 8 a 15 de outubro, o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão recebe a segunda edição dos “Outonitos de Teatro”, uma organização do TIPO - Teatro Infantil de Portimão em parceria com a Câmara Municipal de Portimão.
Conforme evidencia a Câmara de Portimão em nota emitida ao Algarve Primeiro, a iniciativa, cuja primeira edição teve lugar no Museu de Portimão em 2019, visa dinamizar e promover a cultura teatral para as crianças e jovens, assim como a inter-relação entre os grupos e companhias de teatro, estimulando em paralelo a animação social da cidade.
Também é objetivo dos organizadores preencher a lacuna que se verifica desde o fim dos Outonos de Teatro, possibilitando ao público infantojuvenil e famílias a oportunidade de assistirem a peças de teatro destinadas a esta faixa etária.
O programa arranca já este sábado, 8 de outubro, com a peça “O burro teimoso”, que a Companhia Bonecos de Almar leva ao palco do Pequeno Auditório a partir das 16h00, numa sessão para famílias.
A peça faz parte do repertório tradicional de Teatro Dom Roberto, ou Teatro de Robertos, forma tradicional portuguesa de teatro de marionetas cuja origem remonta ao séc. XVII.
Segue-se no dia 11 de outubro, mais um espetáculo de marionetas, com a Companhia Era Uma Vez Marionetas, com a peça “O Lixo do Sr. Bernardo”, que será interpretada a partir das 11h00 no Pequeno Auditório, numa sessão dirigida a crianças dos jardins-de-infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Nos dias 12 e 13 de outubro será a vez de o TIPO encenar “O Circo D’el Cordel”, em espetáculos agendados para as 11h00 na Black Box do TEMPO e igualmente destinados a crianças de jardins-de-infância e do 1º Ciclo.
A história, da autoria de João Cunha e de João Bota, que a encenou, gira em torno do imaginário de bonecos de corda ou de cordel, entre diversos trapezistas, uma foca malabarista e um tigre-de-bengala, passando pela apresentação de um mini circo de ‘pulgas’.
Por fim, nos dias 14 e 15 de outubro, a Vicenteatro - Associação de Animação Cultural protagoniza no Grande Auditório a peça “Trinta mil reis e uma carga de presuntos”, que resulta de uma reflexão sobre as famosas histórias de Fajão, aldeia do concelho de Pampilhosa da Serra.
No dia 14, a sessão acontece às 11h00, sendo dedicada aos alunos do 1º Ciclo, enquanto a sessão de dia 15 está marcada para as 16h00 e dirige-se às famílias.
As inscrições para escolas deverão ser feitas através do email
[email protected], ao passo que os bilhetes relativos às sessões para famílias estão à venda em https://tempo.bol.pt ao preço unitário de 5 euros, ou de 3 euros em caso de menores de 18 anos.