Economia

Páscoa 2016: Algarve “respira” ambiente de férias

Um pouco por toda a região e, apesar de não estar lotado, o Algarve tem uma ocupação hoteleira superior ao ano passado, motivo pelo qual se respiram férias e se anima a economia regional.

PUB
 
De acordo com a informação conhecida até ao momento, os hotéis tiveram um crescimento na ocupação de 5%. 
 
Os milhares de turistas que têm marcado presença no Algarve são sobretudo nacionais e espanhóis mas também ingleses e holandeses. Um pouco por toda a região, são vários os idiomas que se ouvem nas ruas e que enchem de animação as localidades sedentas por esta quadra para melhorar os negócios.
 
Ontem a única contrariedade sentida foram as longas filas para pagar portagem de quem entrava em Portugal pela ponte do Guadiana. Um problema que "tem de ser resolvido rapidamente", alerta o presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve, Desidério Silva.
 
Numa época em que cresce a procura pelo Algarve era dispensável o entrave que as portagens ainda são para os turistas estrangeiros, acrescenta Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA). Até porque, ontem já bastava "andar na rua para se sentir que já é férias". "Já há uma ocupação bastante interessante e já há muita gente na rua", apontou Desidério Silva ao DN.
 
"O Algarve não está esgotado, mas temos uma ocupação acima da do ano passado, na ordem dos 5%", apontou o mesmo responsável. Como a Páscoa é também o início da época turística e se registou "um aumento da procura interna e da externa", Desidério Silva está confiante "em grandes indicadores" para 2016.
 
O aumento do movimento nas estradas leva naturalmente ao aumento da vigilância por parte das autoridades. A GNR já lançou a Operação Páscoa 2016 que começou ontem e se estende até domingo. Os elementos da guarda presentes nas estradas vão sobretudo estar atentos ao excesso de velocidade, condução sob efeito de álcool e substâncias psicotrópicas e à incorreta ou não utilização de cintos de segurança e cadeiras para transporte de crianças.