Sociedade

Paderne é mais uma aldeia algarvia candidata às 7 Maravilhas de Portugal

A organização das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias pretende mostrar uma parte importante do território que merece ser valorizado, destacando valores como a proximidade, a simplicidade ou a autenticidade.

PUB
 
Esta organização vai permitir mostrar o território fora dos centros urbanos como uma fonte de oportunidades, destacando o património histórico, natural, gastronómico e incidindo muito particularmente nas pessoas.
 
O processo de candidatura a este galardão foi apresentado e coordenado pela Câmara Municipal de Albufeira de forma “entusiasta” conforme referiu o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, que defende que “Paderne, pelo seu património, pela sua riqueza cultural, pelas suas gentes, é uma terra que merece estar neste grupo”.
 
Segundo destaca nota da autarquia, o edil não tem dúvidas de que “esta iniciativa contribuirá para valorizar um território que tem aspetos diferenciadores e que é uma mais-valia para o concelho de Albufeira” e conclui referindo que “devemos agora aproveitar esta montra e promovermos o que de bom existe em Paderne”.
 
Com esta nomeação, Paderne é já uma das “Aldeias Rurais - 7 Maravilhas de Portugal®”, iniciando-se em breve o processo de seleção para as sete finalistas.
 
As candidaturas – 332 no total e 99 na categoria de Aldeias Rurais - foram analisadas por um painel de 49 especialistas, sete de cada uma das sete regiões, devidamente validadas pelo Conselho Científico.
 
Nos meses de julho e agosto, durante sete semanas, as noites de domingo na RTP serão dedicadas a este evento com a transmissão de uma Gala que irá promover a votação em cada uma das sete categorias.
 
A lista final de 14 finalistas ficará fechada apenas na última Gala, que decorrerá a 20 de agosto. 
 
Seguem-se duas semanas de votação nas 14 finalistas. 
 
A Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias terá lugar a 3 de setembro.
 
A iniciativa pretende criar um novo roteiro turístico para Portugal e conta com o apoio institucional do Gabinete do Ministro Adjunto, do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretária de Estado do Turismo, do Turismo de Portugal, da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Centro Nacional de Cultura, Federação Minha Terra, e Associação Portugal Genial. 
 
Algarve Primeiro