Sociedade

Pagamento de parquímetro por telemóvel chega a Lagos e Faro

O pagamento de parquímetro pessoal através de telemóvel chegou ontem a Lagos, aumentando para seis as cidades que oferecem este serviço inovador, o qual foi desenvolvido pela portuguesa Maksu Services, do grupo Empark, líder ibérico na gestão de parques de estacionamento.

PUB
 
Com 520 lugares na via pública, este município algarvio oferece agora uma inovação tecnológica se tornou real graças ao EOS Parking, um sistema que oferece ao utilizador a possibilidade de pagar o estacionamento através de smartphone, iPhone ou webmobile, sem recurso a moedas ou pré carregamentos. 
 
“Com o EOS Parking, o parqueamento entrou numa nova era tecnológica, com um serviço diferenciador e simplificado, uma vez que se trata de um sistema pós-pago", reforça Pedro Mendes Leal, presidente executivo da Empark. 
 
De acordo com a mesma fonte, as cidades que se seguem serão Setúbal, Faro, Beja e Figueira da Foz, ainda no 1º semestre de 2014. 
 
“Temos, até à data, 3.400 inscritos, com cerca de 150 utilizações diárias. Em termos de taxa de repetição de acesso ao sistema, esta alcança os 60%, pelo que acreditamos os utilizadores estão satisfeitos com o serviço”, esclarece Pedro Mendes Leal. 
 
O responsável recorda que, para aceder ao EOS Parking, é necessário descarregar a aplicação, gratuita, e associar-lhe um cartão de crédito. 
 
"Podem ser definidos os dados do utilizador para faturação, sendo também possível consultar o histórico de pagamentos e estacionamentos", acrescenta o responsável.    
 
Pedro Mendes Leal sublinha, ainda, o facto do sistema EOS Parking permitir ao cidadão iniciar, prolongar ou interromper o estacionamento do seu veículo, pagando unicamente o tempo utilizado. 
 
Recorde-se que um outro sistema de pagamento através de telemóvel desenvolvido pela Empark, o Telpark, deu os seus primeiros passos no primeiro trimestre de 2013, em Espanha, conquistando hoje mais de 25 mil clientes em 8 cidades.