Política

PAN quer mais nomes de mulheres nas ruas de Faro

 
Atendendo ao facto de que em Faro, entre as cerca de 1300 designações toponímicas, apenas 40 correspondem a nomes de mulheres, o grupo municipal do PAN – Pessoas – Animais - Natureza apresentou na última sessão da Assembleia Municipal uma recomendação para aumentar a presença feminina na toponímia do concelho. O partido entende que a proposta é fundamental para promover a igualdade de género.

A recomendação foi aprovada por maioria, com 1 voto contra (Chega), 4 abstenções (1 CDS-PP, 1 IL ,2 PSD) e 26 votos a favor.
 
Elza Cunha, deputada do PAN, considera a título de exemplo que “pessoas como Lutegarda Guimarães de Caires, algarvia, poeta e enorme ativista pelos direitos das mulheres, que viveu entre o final do séc. XIX e início do séc. XX, não podem ser apagadas da nossa memória coletiva”. 
 
Acrescenta que “dar visibilidade às mulheres através dos nomes de lugares desafia estereótipos de género, inspira e empodera as mulheres e as meninas, mostrando que as suas contribuições são valorizadas e reconhecidas, contribui para construção de uma sociedade mais justa e equitativa e repõe a verdade relativamente ao contributo dado pelas mulheres à sociedade”.
 
O PAN espera que com a aprovação desta proposta, as próximas atribuições de nomes de ruas e espaços públicos no município, incluam o nome de mais mulheres importantes para o concelho, região, País e sociedade no geral.