Política

PAN questiona autarquia de Olhão acerca de gatos abandonados

 
Em nota de imprensa, o PAN diz ter solicitado à autarquia de Olhão informação concreta sobre o número de colónias no município e a implementação do programa CED - "Captura, Esterilização e Devolução de animais abandonados".

 
O mesmo partido adianta que na Assembleia Municipal de 15 de julho, foram abordados temas de “extrema importância no período de intervenção aberto ao público” como sendo, as colónias de felinos errantes e controlo populacional.
 
Com vista a obter mais informações acerca desta realidade no concelho, o PAN remeteu duas questões ao Presidente da autarquia, para saber quais as colónias identificadas e que sofreram intervenção do programa CED, o número de gatos esterilizados nos anos 2018 e 2019 e, qual a taxa/média mensal de animais capturados, esterilizados e devolvidos.
 
O PAN confirma que o autarca respondeu, dizendo que «existe um programa de identificação, contabilização e controlo das colónias de felinos errantes no município, mas que no entanto, ainda não é o que desejam. Que estará para breve a abertura de um novo espaço onde mais animais possam vir a ser esterilizados». 
 
Na perspetiva do PAN Algarve, “todos os dias se conhecem novos casos de abandono de animais, o número de animais nas colónias não pára de aumentar e as associações, grupos informais, cuidadores e tratadores desesperam por soluções, respostas e apoio da autarquia”.