Política

PAN visitou Centro de Animais de Vila Real de Santo António

 
No âmbito da iniciativa para conhecer os vários abrigos de animais no Algarve, um dos espaços visitados pelo PAN, foi o da GUADI - Centro de Animais em Vila Real de Santo António, em funções desde 2005 que apoia o canil/gatil intermunicipal de Vila Real de Santo António/Castro Marim.

 
De acordo com o PAN este abrigo alberga, 120 gatos e 150 cães e conta com a prestação de três funcionários e cerca de quatro voluntários. À data, todos os animais encontram-se devidamente esterilizados à exceção de quatro cães recém-chegados que aguardam pela visita do veterinário. 
 
O Partido das Pessoas dos Animais e da Natureza, explica em comunicado que quando estes chegam ao local, "são colocados em quarentena e, só depois de efetuado o despiste de doenças infeto-contagiosas, e de esterilizados e considerados os respetivos temperamentos, são devidamente alojados junto dos restantes animais. As boxes apresentam dimensões bastante razoáveis e abrigam um número limitado de animais".
 
Segundo relatou a responsável pela instituição, Silvéria Guerreiro, «a preciosa ajuda monetária despendida pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, bem como, a alimentação fornecida mensalmente pela Câmara Municipal de Castro Marim são fundamentais para assegurar o funcionamento do centro. Porém, as necessidades diárias dos residentes estão muito dependentes da boa vontade e ajuda solidária dos apoiantes da causa».
 
 
A instituição sem fins lucrativos Guadi preocupa-se, não só, em garantir a alimentação e cuidados de saúde dos seus animais, como também à sua sociabilização e a ensinar a passear à trela. A associação visita regularmente as escolas onde são trabalhados valores como a empatia e o respeito pelos demais seres vivos nas camadas mais jovens.
 
«São muitas as necessidades ainda evidentes na manutenção do espaço, nomeadamente, na remoção de sucata e vegetação morta em redor das instalações, pelo que, seria muito importante o apoio da autarquia local, ainda antes da chegada do verão» como afirmou Susana Santos, membro da Comissão Política Nacional do PAN.