Economia

Pandemia contraiu Produto Interno Bruto (PIB) regional em 16,7 em 2020

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da Região do Algarve, disponibilizou mais uma edição do “Números em Destaque”.

PUB
Dedicado às contas regionais de 2020, o boletim do Instituto Nacional de Estatística (INE), revela os dados consolidados de 2019 e os provisórios de 2020, sobre o panorama macroeconómico da região.
 
Tal como já era esperado, a CCDR explica em comunicado enviado às redações, que as contas regionais refletem o «fortíssimo» impacto da pandemia por Covid.19, com uma diminuição do Produto Interno Bruto (PIB) regional em 16,7 por cento, em termos homólogos, diminuindo o peso relativo do PIB da região em relação ao país de 4,8 para 4,4 por cento.
 
Se a pandemia abalou a economia mundial e, em diferentes intensidades, já os países e as regiões com base económica quase exclusivamente dependente do turismo, foram os mais afetados, com especial reflexo no Algarve.
 
Para a contração real do PIB no Algarve contribuiu significativamente o decréscimo do Valor Acrescentado Bruto (VAB) dos ramos do comércio, transportes, alojamento e restauração, atividades «com relevância fundamental» na estrutura produtiva da região e muito afetadas pela diminuição da atividade turística associada às restrições impostas pela pandemia.